sábado, 6 de julho de 2019

Tendão de Aquiles X Skate

Andar de skate exige muito do corpo, tanto da parte mental como da parte física, e alto índice de exigência às vezes tem um preço que são as lesões. Em especial uma lesão cada vez mais comum entre os skatistas que é a ruptura no tendão de Aquiles.
Geralmente as lesões no tendão de Aquiles são graves. Na maioria dos skatistas, não há relatos de ter havido uma lesão prévia, pois a ruptura do tendão de Aquiles é particularmente silenciosa.
O tendão de Aquiles é o mais espesso e forte tendão de todo o corpo, conectando os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. Ele foi projetado para alongar, absorver a força quando o skatista aterrissa de um salto, fornecer energia para o impulso ao dar uma remada.
Uma descrição comum de um tendão de Aquiles é que ele funciona como um elástico. Um edema ou dor na região pode significar que o tendão de Aquiles pode estar inflamado ou parcialmente lesionado, mas em nossa analogia com o elástico, o músculo ainda está conectado em ambos os lados e ainda funciona, embora com menos eficácia. Já uma lesão total significa que tendão de Aquiles, ou o elástico, estalou (sinal da pedrada) e agora não tem capacidade de se reconectar.
O tempo de recuperação varia de seis meses a um ano inteiro. E na maioria das vezes faz-se necessária a reconstrução cirúrgica.Em casos menos graves o tratamento conservador consegue bons resultados através de técnicas de eletroterapia, liberação miofascial, alongamento e fortalecimento, todas direcionadas por um fisioterapeuta em conjunto com o médico, até a liberação para a volta da preparação física e do skate.
Cuidar do seu corpo é cuidar de você.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: