sábado, 15 de junho de 2019

Ondas de choque no skate

As lesões no skate vem aumentado gradativamente nos últimos anos, não só pelo aumento exponencial do número de skatistas, mas principalmente pela evolução das manobras que estão cada vez mais complexas.
Por conta disso a forma de tratar estas lesões também vem sendo aperfeiçoado e hoje temos uma nova ferramenta para nos ajudar, o Tratamento Por Ondas de Choque (radiais ou focais) é uma nova modalidade de tratamento para os pacientes com problemas músculo esqueléticos tais como tendinites que não melhoram com os tratamentos habituais, dores musculares crônicas e falhas na consolidação de fraturas.
As Ondas de Choque são um tipo de energia mecânica e não um choque elétrico, que penetra no tecido lesado e provoca um fenômeno chamado cavitação, onde microbolhas se rompem provocando microrroturas no tecido inflamado, determinando a liberação de substâncias anti-inflamatórias locais e também estimulando um aumento na microcirculação local. Elas agem de diversas maneiras, as principais são as ações mecânicas causando formação de microbolhas que eclodem fragmentando a fibrose local; e a ação analgésica por intenso estímulo local, liberando enzimas locais que atuam na fisiologia da dor. Temos também a ação vascular que provoca uma congestão vascular e neoformação de vasos.
A terapia é realizada por equipamentos desenvolvidos para uso em ortopedia, e as indicações abrangem patologias de caráter crônico como esporão de calcâneo, tendinites calcificadas de ombro, tendinites de cotovelo, e outras tendinites que não foram solucionadas pelos tratamentos habituais. O uso das ondas de choque também tem um efeito osteogênico, quando aplicada em pacientes que tiveram fraturas de difícil consolidação, além de outras indicações. Apesar dos resultados extremamente favoráveis, até o momento o mecanismo exato de funcionamento das ondas de choque no organismo não é totalmente conhecido.
O tratamento por ondas de choque aplicada ao sistema musculoesquelético pode iniciar os seguintes processos de alterações estruturais no tecido; estimulação de crescimento ósseo; estimulação do processo regenerativo do tecido alterações e estruturais no depósito de cálcio seguido por reabsorção de cálcio pelo organismo.
Apesar dos resultados extremamente favoráveis, até o momento o mecanismo exato de funcionamento das ondas de choque no organismo não é totalmente conhecido. O tratamento por ondas de choque aplicada ao sistema musculoesquelético pode iniciar os seguintes processos de Alterações estruturais no tecido; Estimulação de crescimento ósseo; Estimulação do processo regenerativo do tecido alterações e Estruturais no depósito de cálcio seguido por reabsorção de cálcio pelo organismo.
Este método deverá ser prescrito somente por um médico, que fará uma avaliação clínica de cada caso. O tratamento não é invasivo. Não há nenhum tipo de sangramento visível. Não há cicatriz. É totalmente ambulatorial. Não há a necessidade de hospitalização. Um tratamento de terapia por ondas de choque tem duração média de 30 minutos, desde acomodar o paciente até o seu término.
O principal ponto negativo está no valor da sessão o que impede muitos skatistas de utilizar esta técnica em seus tratamentos.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: