sábado, 13 de julho de 2019

Skate X Inverno

Andar de skate é uma atividade prazerosa em qualquer época do ano, dia ou horário, porém conhecendo-se os mecanismos que podem lesionar o corpo, podemos minimizar os riscos vindo do inverno. Sabe-se que no inverno ocorre um aumento significativo da incidência de algumas doenças. Na maioria dos casos são doenças infecciosas (por vírus e bactérias), porque há a diminuição da imunidade do organismo em consequência do frio.
O corpo humano tem sua temperatura normal 36,5ºC. Se baixar disso, o metabolismo fisiológico deixa de produzir energia suficiente para manter a temperatura interna do corpo, levando a sérias consequências, como a diminuição da coordenação motora, as reações físicas e mentais ficam bem mais lentas e o grande risco de parada cardíaca que, se não for atendida e ressuscitada em minutos, pode ser fatal.
O skatista que anda na rua em dias muito frios, deve saber que no rosto, mãos e pés estão os mais sensíveis sensores de temperaturas, justamente onde devemos nos proteger mais das baixas temperaturas. A ingestão de bebidas alcoólicas destiladas não aquece ninguém, ao contrário do que se pensa. O álcool é um vaso dilatador da pele exposta ao frio e, na verdade científica, provoca maior perda do calor. O sangue mais frio segue para o interior do corpo e rebaixa a temperatura geral, portanto bebidas alcoólicas não aquecem o corpo.
A sensação de calor causada pelas bebidas destiladas é a sensação de queimação que se sente, que na verdade é o sintoma de leve esofagite ou gastrite aguda devido ao álcool ingerido. Essa falsa sensação de calor nos induz a acreditar que o organismo está aquecido, o que não é verdade. Assim, o perigo real é que um indivíduo alcoolizado não sente frio, podendo ter até hipotermia e suas graves consequências.
Fica claro que só a ingestão de líquidos aquecidos (chá, café, leite) realmente esquenta o corpo. No inverno, o ar está mais seco e necessitamos de reposição hídrica constante, mesmo que aparentemente se perca pouca água pelo suor, portanto beba muita água e outras bebidas isotônicas.
No inverno, o ideal é caprichar no aquecimento antes da sessão, tanto com uma roupa adequada, como o específico para o skate, salto de corda, remada e manobras de solo são alguns exemplos do que pode ser usado além de manter a hidratação do corpo, de preferência com bebidas quentes para ajudar a regular a temperatura.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: