sábado, 4 de maio de 2019

O tendão de aquiles e o skate

Muitos skatistas constantemente sofrem com dores no calcanhar e as causas deste problema variam muito, mas geralmente o ponto de dor acaba sendo o mesmo, o “Tendão de Aquiles”.
Incômodos nesta região podem ser resultado de fraqueza muscular, má postura, falta de alongamentos e repouso inadequado.
O sintoma inicial da inflamação é a dor na base do calcanhar ou na fáscia plantar, mas, geralmente, ela aparece certo tempo depois do término da sessão, quando o corpo já “esfriou”. Não é incomum que o skatista esteja lesionando a região durante a sessão e sequer perceba. A musculatura aquecida dificulta a percepção. Porém, algumas horas depois, ele deve sentir choques e dor ao pisar no chão.
Quando ocorre um nível alto de degradação, o tendão de Aquiles pode se romper, fazendo com que o skatista sinta um estalo seguido de uma dor aguda. Quando acontece a ruptura do tendão calcâneo, a pessoa deve se deslocar o quanto antes ao pronto-socorro para fazer um exame de imagem, visando descobrir a gravidade e os próximos procedimentos, que geralmente acabam sendo cirúrgicos.
Em caso de dor leve ou moderada na região, é importante que o skatista busque consultar um médico do esporte ou um ortopedista para que seja feita uma ressonância magnética, assim garantindo a obtenção de mais detalhes do que um exame apenas de toque.
Geralmente, o paciente é encaminhado a um fisioterapeuta, com quem deve realizar o tratamento que possui duração variada de acordo com a gravidade da lesão.
A prevenção sempre é o melhor caminho, por isso faça sempre uma boa preparação física com exercícios de mobilidade e flexibilidade minimizando assim o risco destas lesões.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: