sábado, 18 de maio de 2019

Estiramento muscular no skate

O skate vem evoluindo muito dia após dia e as exigências físicas dos skatistas mudaram muito no decorrer desta última década. Consequentemente algumas lesões começaram a ter um índice maior devido à falta de uma preparação física específica para andar, uma delas é o estiramento muscular.
O estiramento muscular ocorre quando o músculo é exigido alem da força que suas fibras podem gerar, geralmente em movimentos de desaceleração ou por traumas repetitivos (stress). Existem grupos musculares mais propensos a este tipo de lesão, como os músculos posteriores da coxa, o gastrocnêmio (um dos músculos da panturrilha), os adutores do quadril (musculatura interna da coxa) e o reto femural ( uma das porções do quadríceps, músculo anterior da coxa).
Os sintomas do estiramento muscular são dor aguda (fisgada geralmente), edema no local (inchaço) e hematoma (se a lesão for mais grave).Após a lesão, inicia-se a regeneração muscular, com uma reação inflamatória entre 6 a 24 horas.
A melhor coisa a ser feita caso isso aconteça enquanto você anda é colocar gelo por cerca de 20 minutos no local para ajudar a diminuir o processo inflamatório, e buscar auxílio médico que provavelmente indicará o uso de anti-inflamatório ou relaxante muscular e repouso durante alguns dias dependendo da gravidade da lesão, Após 2 ou 3 dias deve-se iniciar o fisioterapia buscando aumento da mobilidade, fortalecimento muscular e melhora da resistência, buscando a volta ao skate da melhor maneira possível.
Considerando sempre que um bom aquecimento antes de andar e um bom alongamento após as sessões ajudam a diminuir o risco de lesões musculares somado a um trabalho de preparação física voltado para o skate. Prevenir é sempre melhor que remediar e prolongar sua vida útil sobre o skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: