sábado, 27 de abril de 2019

Nervo Ciático de skatista

Dores no Nervo Ciático são um problema para muitos skatistas. O incômodo é frequentemente relatado e se manifesta por dificuldades para andar e dores na coluna lombar. O nervo ciático (ou isquiático) é o mais longo e espesso do corpo humano.
Ele se origina no plexo lombo sacro, ou seja, na região lombar e é formado por diversas ramificações que se ligam às ultimas vértebras e à base da coluna vertebral e atravessam o quadril, os glúteos, a coxa, o joelho e o tornozelo.
Por conta de seu tamanho avantajado e também de sua localização extensa, o nervo ciático é muito propenso a compressões. As principais causas do desconforto são os traumas diretos que ocorrem por fatores mecânicos e extrínsecos, como quedas e contusões, algo corriqueiro na vida de um skatista. Posturas inadequadas por tempo prolongado, atividades esportivas ou de trabalho que sejam repetitivas ou desgastantes em demasia também podem originar lesões.
O deslocamento de um ou mais discos intervertebrais com compressão dos forames ou orifícios por onde passa o nervo também pode gerar inflamação e dor, a qual é conhecida como ciatalgia. Basicamente, os sintomas de nervo ciático são motores (Dor lombar que irradia por toda a face lateral, posterior ou anterior da coxa; Dificuldade de erguer o pé, estender o joelho ou mexer o quadril) e sensitivos (Dormência na perna, Formigamento, Sensação de choque, Sensação de agulhamento, Perda de sensibilidade na planta do pé e em outras regiões dos membros inferiores).
O diagnóstico de nervo ciático inflamado envolve testes realizados em consultório que indicam compressões ou alterações na espinha, exames de imagem como raio X, tomografia e ressonância magnética e eletroneuromiografia. O tratamento do nervo ciático pode ocorrer isoladamente, mas as causas são tão diversas que é recomendado fazer uma investigação aprofundada para descartar a possibilidade de questões mais graves e evitar recidivas. O tratamento é planejado junto ao médico e inclui exercícios de dissociação do quadril e lombar e o uso de compressas e eletroterapia.
De maneira geral, manter uma boa forma física ajuda a evitar problemas no nervo ciático. Ter um core forte e um bom alongamento nos membros inferiores ajudam a combater este mau que aflige um grande número de skatistas.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: