sábado, 5 de maio de 2018

Estalos no joelho dos skatistas

Quando você acaba de andar de skate ou ainda está andando e começa a escutar um estalo no joelho, sua cabeça já acende o sinal amarelo, trazendo à tona uma série de questionamentos. Esse som representa algum problema sério nas minhas articulações?
Em primeiro lugar, vamos explicar como surgem esses estalos. Os ortopedistas ressaltam que o líquido sinovial, presente nos joelhos, atua como um lubrificante nas articulações. Esse fluido possui alguns gases, que são liberados quando há a dobra da articulação.
É essa liberação gasosa que gera o barulho. Você também pode notar os sons quando a articulação se move e retorna à sua posição original. Nesses casos, não há motivo para preocupação.
O ponto-chave para saber se o estalo no joelho deve gerar preocupação é a dor. Se esse som não é associado a um incômodo na região, fique tranquilo, eles não trazem problemas para as cartilagens ou para as articulações.
O que acende o sinal de alerta são dores e inchaço na região. Outro ponto importante é não confundir os estalos com rangidos e crepitações que são sinais de lesões já ocorridas na cartilagem que geram atrito entre os ossos.
Cuidar do seu corpo é cuidar de você e prolongar sua vida útil sobre o carrinho.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: