sábado, 26 de maio de 2018

Recuperação muscular no skate

O skate é uma atividade física de alto impacto que costuma trazer bastante desgaste físico ao skatista. A recuperação muscular pós sessão vem sendo de suma importância hoje para muitos skatistas que vivem atrás da evolução no skate, e hoje vamos mostrar algumas ferramentas que contribuem para uma recuperação muscular mais efetiva deixando o corpo pronto para as próximas sessões.
A primeira opção é o bom e velho alongamento. Não existem evidências científicas que provam que os alongamentos podem aliviar a dor muscular pós-treino. Porém na prática, os alongamentos estáticos podem ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo entre as fibras musculares, removendo produtos do metabolismo que causam as dores musculares.
Outra técnica simples e de grande utilidade é o gelo (crioterapia). Existem várias técnicas de aplicação, o banho de imersão no gelo, por exemplo, é uma prática bastante comum. A baixa temperatura de uma banheira com água e gelo faz com que o processo de microlesões pelo esforço físico seja interrompido e o skatista consiga ter uma recuperação muscular mais rápida. Para dores localizadas, usar bolsas de gelo após a sessão pode ser uma boa solução, mas o skatista deve ter em mente que esta estratégia pode ser uma forma de mascarar uma lesão mais grave”, alerta o fisioterapeuta.
Mais uma técnica que está em alta é a liberação miofascial com bolas ou o rolo. O skatista desliza o corpo sobre um rolo de material plástico rígido, que promove uma melhor circulação sanguínea e melhora a amplitude de movimentos.
Outro recurso são os aparelhos de estimulação elétrica, onde há uma grande quantidade de aparelhos que podem ajudar o skatista com a dor muscular. Os que emitem correntes elétricas, por exemplo, ajudam a modular a ação dos nervos melhorando a dor e a tensão muscular. No Brasil, é um pouco mais difícil ter acesso aos aparelhos geradores de correntes terapêuticas, mas no exterior eles são bem mais acessíveis e de fácil manuseio.
Um pouco mais simples e também com grande utilidade são as roupas de compressão que promovem uma compressão dos músculos. Essa técnica estimula um maior retorno venoso e drenagem dos líquidos contidos entre as fibras musculares, responsáveis pela dor e a sensação de peso no corpo. Todas estas técnicas desde as mais simples até as mais complexas podem te auxiliar a diminuir as dores musculares pós sessão de skate, indiferente do seu tempo de prática ou nível de skate.
Cuidar do seu corpo é cuidar de você e prolongar sua vida útil sobre o skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: