sábado, 21 de abril de 2018

Dores lombar em skatistas

O skate proporciona no corpo do skatista um percentual de impacto muito alto em relação ao peso corporal, chegando em até 5 vezes o normal. Essa alta proporção de impacto ocorre em várias articulações do corpo, dentre elas a coluna. Por conta disso, a dor na lombar é muito comum na vida dos skatistas. E é ainda mais frequente quando há má preparação física da região ou a sua ausência
A prática de exercícios físicos é o estímulo mais eficaz para prevenir dores na região lombar e conservar a coluna saudável. Não é possível identificar um fator específico para o problema. Somente uma pequena proporção de pessoas (5%) tem uma causa patológica bem compreendida, como nos casos de fratura vertebral ou infecção. O problema está relacionado à falta de fortalecimento da região abdominal, o reforço desta musculatura, que é nosso centro de equilíbrio, deixa o corpo alinhado, diminuindo assim a sobrecarga nas costas.
A prevenção está relacionada a exercícios abdominais e exercícios específicos para o skate, lembrando que existem muitos níveis de intensidade destes movimentos. A orientação de um profissional de Educação Física é fundamental para alinhar o nível do exercício de abdômen, com o nível de condicionamento do praticante.
O alongamento, que diminui o encurtamento das cadeias de músculos das costas e deve ser executado com a maior periodicidade possível, traz benefícios para toda a cadeia das costas. Um abdômen forte não é só estética e, sim, prevenção da dor lombar e tambem uma forma de otimizar suas manobras no skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: