sábado, 12 de maio de 2018

Importancia da mobilidade no skate

Hoje com as redes sociais se fazendo a cada dia mais presente dentro do skate, podemos ver quase que em tempo real a vida de vários skatistas, é muito comum vermos os skatistas usando ferramentas para melhorar a mobilidade, só que algumas vezes os próprios skatistas não sabem a real importância deste tipo de atividade. A diminuição ou perda da mobilidade e da funcionalidade articular é uma das principais causas na dificuldade de aprendizagem de novas manobras, redução na evolução e do desempenho físico no skate. Isso gera compensações e desequilíbrios musculoesqueléticos que certamente facilitam o surgimento de lesões.
O erro mais observado no skate é a projeção dos joelhos medialmente (para dentro) durante o agachamento (movimento do ollie), chamado de valgismo dinâmico. Nos primeiros graus de flexão, a causa mais comum é a ativação deficitária ou fraqueza da musculatura na região do quadril e lombar. A origem desse padrão de movimento está associada à deficiência de mobilidade no tornozelo, quadril ou ambos, uma pequena dica é voltar a atenção para as articulações adjacentes à região em questão.
Partindo deste princípio o raciocínio pode ser utilizado para todas as articulações. Nos momentos em que as articulações de mobilidade (tornozelo, quadril, coluna torácica e ombro) perdem sua característica, a próxima articulação estabilizadora (joelho, coluna lombar e escápulo-torácica) será acionada para produzir uma mobilidade compensatória, favorecendo o efeito cascata até a lesão.
Já as articulações de estabilidade tem por função promover uma situação segura para produção de força e potência, bem como permitir o correto deslocamento dos seguimentos corporais preservando os tecidos moles.
Hoje é imprescindível o ganho de mobilidade para todo o skatista, tanto pensando em performance quanto em prevenção de lesões, por isso mais do que nunca fazer uma avaliação de padrão de movimento é de fundamental importância, para saber quais articulações precisam ser mais trabalhadas e quais adjacentes devem ser observadas para evitar movimentos compensatórios. Trabalhar o ganho de mobilidade geral ajuda, mas com um direcionamento correto nas articulações que você mais precisa ajuda muito mais.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: