sábado, 10 de março de 2018

Ventosas X Skate

Amadores ou profissionais, os skatistas convivem com lesões como parte de suas rotinas. E por isso é cada vez maior o número de skatistas que recorrem a tratamentos alternativos para tentar acelerar a recuperação ou apenas amenizar a dor.
A medicina chinesa com suas técnicas milenares que visam melhorar a circulação sanguínea, aliviar a dor, liberar a tensão em um músculo e dispersar energia acumulada é o maior exemplo disso.
Uma das técnicas mais vistas dentro do skate hoje é a ventosa, que com a sucção visa retirar células antigas e repor células novas. A ventosa serve como uma possível forma de liberar uma tensão muscular ou uma fibra que pode estar com uma contratura. Até mesmo em um estiramento, com a sucção, ela retira células antigas e repõe células novas, o que facilita o processo de autorregulação do corpo.
 É indicada para aliviar dores musculares e restabelecer o fluxo de energia do corpo. Utiliza-se a ventosa como uma forma de estimular o tecido cutâneo e aumentar o fluxo sanguíneo nas regiões onde as mesmas são aplicadas. A contraindicação é quando há feridas ou em pessoas muito sensíveis de pele ou a dor.
Há diversas maneiras de tratar problemas musculares. Para liberação miofascial, hoje temos o rolinho, a bolinha, a terapia manual, o alongamento, que acabam trazendo o mesmo efeito fisiológico da ventosa.
Cada vez mais o skatista vem tendo possibilidades para cuidar do seu corpo e se manter manobrando por mais tempo, indiferente do nível de skate e da condição financeira, basta ter vontade de se cuidar e correr atrás.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: