sábado, 17 de março de 2018

Ômega 3 X Skate

A evolução do skate nos últimos anos vem sendo muito grande, manobras, mercado, picos e pistas e até a preparação física cada vez mais tem ganhado espaço dentro deste processo de crescimento da nossa cultura. Acredito que tanto a preparação física como a reabilitação são pilares importantes para a evolução do skate, mas acabam sendo dependentes de outros fatores, entre os quais a alimentação.
A alimentação de quem pratica uma atividade física de alta intensidade como o skate precisa ser completa, tanto visando a performance no skate como para prevenir lesões ou doenças que possam vir a ser causadas pela queda da imunidade que o skate proporciona.
Um nutriente muito importante para os skatistas e que acaba às vezes passando despercebido na alimentação é o Ômega 3. O Ômega 3 são ácidos graxos, conhecidos como essenciais para o crescimento normal e para a saúde das pessoas.
Ele é composto por um conjunto de gorduras, dos quais fazem parte o EPA (ácido eicosapentaenóico) e o DHA (ácido docosahexaenoico) considerados do tipo ácidos graxos poli-insaturados. As principais fontes de ômega 3 são os peixes de águas profundas, como salmão, arenque, atum e sardinha.
Outras fontes são chia, linhaça (óleo, semente e farinha), vegetais verde escuros (couve, espinafre e rúcula), castanha do Brasil e nozes e, em menores quantidades, o óleo de soja e o de canola.
As atividades físicas intensas e exaustivas como o skate, levam as pessoas a um desgaste intenso que interfere de forma negativa no sistema imune, atrapalhando a primeira etapa de defesa do corpo contra agentes infecciosos. Isso leva o organismo à exposição frequente a determinadas doenças.
Além disso, sessoes de skate com duração prolongada associada a períodos de recuperação inadequados pode levar a lesões musculares e quadros de estresse agudos e/ou crônicos. Nessas situações, ocorre a supressão do sistema imunológico, podendo propiciar o surgimento de infecções oportunistas, como é o caso de infecções do trato respiratório.
O processo inflamatório no músculo lesionado pode ser atenuado com a suplementação de ômega 3 em skatistas, pois o ômega 3 auxilia na redução da produção de mediadores químicos potentes da inflamação, ou seja, evita o processo de inflamação. O ômega 3, então, colabora para um menor tempo de recuperação e uma melhor resposta aos exercícios de alta intensidade.
Procure um nutricionista e veja se a sua alimentação está correta, se há necessidade de usar algum tipo de suplemento, e prolongue sua vida útil sobre o skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: