sábado, 10 de junho de 2017

Encurtamento no quadril do skatista

O quadril é uma região do corpo de suma importância para todos os skatistas. Mas é muito comum encontrarmos skatistas com problemas nesta região, a grande maioria deles causados por encurtamento. Dificuldades para agachar na hora de dar manobras ou para voltar elas pode ser sintoma de que você tem o flexor de quadril encurtado.
Essa condição física é muito comum e pode não só te limitar funcionalmente no dia a dia, reduzindo sua mobilidade para atividades cotidianas, como também é capaz de estragar suas sessões de skate e causar lesões sérias. O flexor de quadril encurtado é mais comum nos homens e reduz a mobilidade do quadril, fazendo com que fique travado.
A flexão do quadril é realizada por um grupo de músculos, o primeiro deles é o Iliopsoas (que é o conjunto de 3 músculos) que se subdivide em,Psoas maior, um dos músculos primários do movimento de flexão do quadril sua origem na coluna vertebral (entre L5 e T12) e inserção no femur. O Psoas menor é um músculo pouco menor que tem sua origem na coluna vertebral e inserção na pelve. Já o Ílio junto ao psoas maior é extremamente importante na flexão do quadril, sua origem está no ílio e sua inserção exatamente ao lado do psoas maior no femur. Completam este grupo o Sartório, com origem na pelve e inserção na tíbia, portanto passa a ser um músculo que move duas articulações a do quadril e do joelho. E o Reto Femoral que origina-se na pelve e se insere na patela, cruzando também a articulação do joelho. O sartório e o reto femoral auxiliam a flexão do quadril, mas são coadjuvantes nesse papel. Ao mesmo tempo, seu encurtamento pode limitar o movimento e ajudar a retrair a lombar também. O encurtamento dos flexores de quadril podem ocasionar uma série de problemas, o primeiro e mais importante é o aumento da lordose lombar, gerando dores na coluna lombar ou torácica. Isso acontece porque o iliopsoas se insere na coluna e, quando está encurtado, acaba tracionando a coluna e aumentando a lordose.
 Quem trabalha muito tempo sentado ou dorme de lado com os quadris flexionados (com os joelhos perto do peito) aumentam ainda mais esse encurtamento, pois o músculo nunca é submetido a um alongamento. Se você tem um quadril muito rígido, deve já começar a mobilizá-lo para evitar essas implicações mais sérias. Outro problema convencional dos flexores do quadril encurtados é limitar sua sessão de skate. No caso do agachamento, movimento necessário para a execução do ollie e para a volta de algumas manobras, o tronco fica mais inclinado para a frente ao realizar o movimento. Isso modifica a mecânica do movimento, solicitando menos das pernas e mais da coluna lombar, o que acaba agravando ainda mais a situação.
Se você não sabe, ou se tem dúvidas sobre a mobilidade do seu quadril, existe um teste extremamente simples que pode indicar se você tem flexores de quadril encurtados. O Teste de Thomas, que avalia o encurtamento dos flexores do quadril com precisão, deve ser acompanhado por um fisioterapeuta. No entanto, é possível desconfiar sobre a existência ou não do problema sozinho. O teste consiste em deitar-se numa cama e flexionar uma das pernas, mantendo a outra estendida (de preferência apoiada apenas até o joelho na cama e sem tocar o chão). É a perna estendida que será avaliada. Se, durante da flexão de uma das pernas, o joelho da outra ou o quadril no lado da perna estendida se flexionarem, possivelmente você tem o encurtamento e, então, você deverá conversar com um fisioterapeuta ou ortopedista para buscar a solução do seu problema.
 Fiquem ligados que em breve vamos mostrar alguns movimentos simples para alongar o quadril e evitar que este problema surja para atrapalhar suas sessões de skate.
 Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: