sábado, 6 de maio de 2017

Os principais tipos de alongamento no skate

Na última semana falamos sobre a importância do alongamento para os skatistas, seus benefícios na preparação física e sua importância na reabilitação de lesões. Hoje vamos falar sobre os diferentes tipos de alongamento e onde cada um deles se encaixa na rotina de um skatista.
Para começar vamos falar sobre o alongamento estático, tipo mais comum de alongamento, feito quando os músculos são esticados e você permanece numa posição estática. O tempo ideal desse alongamento pode variar entre 20 e 30 segundos, antes de andar de skate. Alongar por mais de 30 segundos provoca um relaxamento dos músculos, prejudicando a produção de força muscular, alongar por um período mais longo é ideal após as sessões, melhorando a flexibilidade, postura e promovendo um relaxamento muscular importante para a recuperação do corpo.
O alongamento dinâmico é muito importante para os skatistas, ele é indicado para casos em que o ganho da flexibilidade melhora o desempenho esportivo. Fazer alongamentos dinâmicos, como a elevação dos joelhos, o agachamento, rotação de tronco é sempre positivo, porque aumenta a mobilidade das articulações e a amplitude do movimento. Alongamentos dinâmicos devem ser realizados após um período inicial de aquecimento, feitos a partir de movimentos curtos e deslocamentos pelo solo.
Já o alongamento passivo é feito com a ajuda de alguém ou com o auxílio de algum aparelho como uma faixa elástica ou até mesmo uma bola suíça, por isso é importante ter noção do seu limite e interromper o alongamento se sentir dores excessivas. Ele é importante no final das sessões buscando um relaxamento muscular visando uma boa recuperação do corpo.
Por último temos o alongamento específico que é o mais recomendado antes de andar de skate. Ele trabalha os músculos e as articulações principais usados no skate e é fundamental para a prevenção de lesões. Fora estes quatro tipos de alongamentos temos também a facilitação neuromuscular, uma técnica excelente para skatistas mas que necessita de um profissional capacitado para executar este tipo de alongamento.
O ideal para ter um corpo flexível e um bom desempenho no skate além de prevenir possíveis lesões é fazer uma mescla de todos estes tipos, dando ênfase às principais limitações de movimentos e grupos musculares usados no skate, por isso o acompanhamento profissional é muito importante para obter melhores resultados.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: