sábado, 27 de maio de 2017

O risco da automedicação no skate

Hoje falaremos sobre um tema perigoso e infelizmente muito comum entre os skatistas, a automedicação. Vários skatistas acabam se automedicando antes ou depois de andar de skate para mascarar a dor de supostas lesões usando geralmente anti-inflamatórios.
Existem dois tipos de anti-inflamatórios disponíveis atualmente no mercado os derivados dos hormônios esteroides, como a cortisona e os modernos não esteroides, usados como coadjuvantes nos tratamento de lesões inflamatórias ortopédicas, ginecológicas e outras, que apesar de serem encontrados com facilidade no comércio precisam de prescrição médica
A dor é um alarme do corpo, sua presença avisa de que algo errado ou ruim está acontecendo. Imagine que ao abolir a dor poderemos ficar sem saber, por exemplo, que temos uma distensão muscular, tendinite, artrite e outras doenças que irão piorar com a continuidade no skate. Sem dúvida teremos um risco enorme das lesões se transformarem em irreversíveis caso não sejam tratadas corretamente e o skatista continue manobrando e forçando ainda mais a lesão.
Mesmo sabendo que é uma medicação com vários efeitos colaterais sérios e que apenas um médico pode prescrevê-los, virou moda tomar anti-inflamatório antes e depois de andar de skate para não sentir dores. Hoje em dia tem sido usada a capsula gelatinosa com anti- inflamatório potente, algo totalmente desnecessário.
Os efeitos no coração e aparelho cardiovascular são conhecidos, facilita o surgimento de arritmias, permite elevação da pressão arterial e em alguns casos até isquemia cardíaca (angina ou infarto). O uso indiscriminado de anti-inflamatórios causa danos no fígado e os rins a médio e longo prazo, podendo provocar cirrose hepática e a temida insuficiência renal representada pela uremia.
Consulte sempre um médico em caso de qualquer problema de saúde e só tome medicação prescrita pelo mesmo.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: