sábado, 8 de abril de 2017

Longevidade no skate

O skate é uma atividade física de alto impacto e muita intensidade, e a evolução das manobras pode gerar um nível elevado de desconforto no corpo devido ao desgaste que o skate gera, mas isso não pode ser equiparado com dor. Dor, principalmente articular não deve estar presente na vida de um skatista. Por mais que o mito que atletas profissionais tenham que conviver com dor, esse não é o paradigma atual dos melhores esportistas do mundo.
Não estou falando somente de skatistas profissionais, mas do skatista como eu ou você que se diverte diariamente sobre o skate, estando com dor ou não.No geral dor é um indicativo de mal funcionamento do corpo, ela não deve ser evitada por si só, mas porque seguir andando de skate com dor é uma forma de reforçar padrões de movimento negativos, criar compensações e gerar mais desgaste sobre sistemas que já não estão funcionando de maneira correta.
O tratamento dessas dores também deve ser feita de maneira inteligente. É comum skatistas buscarem todo tipo tratamentos alternativos e auto medicação para aliviar dores, esses tipos de tratamento podem até remediar as dores e fazer o skatista continuar andando, porém nunca vão tratar os problemas posturais que são a raiz da dor e vão causar o danos a longo prazo.
Tratar a dor é importante, mas isso tem de ser feito de maneira sistêmica, na grande maioria dos casos dores no tornozelo, joelho, lombar e ombro não são derivadas dessas articulações, mas problemas de mobilidade e estabilidade em toda a cadeia, então essas dores devem se tratadas principalmente com um trabalho de mobilidade e estabilidade nesses pontos sensíveis e não com tratamento de dor diretamente na articulação, apesar desse tipo de tratamento poder ser efetivo a curto prazo eles viram paliativos que só adiam problemas mais sérios, o ideal seria conciliar os dois tratamentos para obter um resultado perfeito.
Hoje em vemos em muitos esportes atletas rendendo muito já em idades teoricamente avançada, e no skate devemos pensar cada vez mais nisso, afinal andamos de skate porque amamos, indiferente de ser um profissional ou não. Está na hora do skatista pensar que resultados melhores emergem de corpos que são mais eficientes e isso leva a longevidade. Isso já é uma realidade no esporte de alta performance e é por isso que atletas como Roger Federer e Serena Williams estão no topo da ranking apesar de 35 anos, além de muitos outros exemplos. Cuidar do seu corpo é fundamental para sua longevidade sobre o skate.
 Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: