sábado, 8 de outubro de 2016

Problemas no pelve do skatista

O quadril é um ponto muito importante de performance no skate como já falamos anteriormente aqui no site, e hoje abordaremos novamente este tema já que é muito comum vermos skatistas com problemas na pelve que além de dificultar sua evolução no skate pode ser um motivo de surgimento de lesões.
A síndrome cruzada da pelve é um desequilíbrio que atinge os músculos do quadril e muda a posição da pelve desorganizando a postura do individuo. Ela pode se manifestar atraves da rotação do quadril para frente (anteversão) ou para trás (retroversão).
No caso da anteversão ela é causada pelo encurtamento dos músculos eretores da coluna e do iliopsoas e por um conjunto de abdômen e glúteos fracos ou inibidos o que faz o individuo apresentar uma postura lordótica, bumbum empinado e barriga para frente. Dependendo do grau do problema também é normal que os joelhos tenham uma ligeira flexão e os joelhos tenham uma ligeira flexão e os ombros rodem para frente.
A anteversão do quadril pode causar diversos tipos de problema de performance, incluindo dificuldade de assumir posições de manobras de giro, um encurtamento artificial da cadeia posterior e dores nas costas após a realização de um alto volume de manobras que utilizem flexão de quadril como o ollie.
Já na retroversão o problema é o contrário, um abdômen e glúteos encurtados somados ao iliopsoas e extensores da coluna com pouca ativação causam um arredondamento da lombar que também pode refletir na torácica e nos ombros, além de pés chatos e joelhos internamente rotacionados.
O diagnóstico e tratamento desse tipo de síndrome deve ser realizado por uma equipe multi-disciplinar de profissionais de saúde, ortopedista, fisioterapeuta e educador físico que se comuniquem de forma a permitir que o skatista realize suas sessões com segurança ao mesmo tempo que corrige seus desvios posturais
Geralmente o tratamento envolve alongamentos, movimentos de fortalecimento e coordenação, além é claro de muito esforço do skatista para corrigir seus movimentos no dia a dia.
A forma mais fácil de fugir desse tipo de problema é ter uma rotina variada com movimentos que exijam tanto a extensão quanto a flexão da coluna e permitam ganhar consciência do que é uma postura neutra, mas também permitam utilizá-la na maior gama possível de posições de maneira segura e eficiente.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: