sexta-feira, 29 de julho de 2016

O risco do abaulamento discal no skate

O skate é um atividade física de auto impacto e que exige muito dos seus praticantes. Devido a este impacto que acontece durante os saltos e realizações de manobras um dos locais que pode vir a apresentar problemas é a coluna vertebral.
Hoje falaremos sobre um problema que atinge alguns skatistas, que apesar de não ser grave acaba trazendo um certo grau de preocupação, o abaulamento discal. O abaulamento discal (também conhecido por protusão discal) consiste na primeira fase característica da hérnia de disco, indicando um grau de degeneração inicial da doença.
Diferentes motivos podem causar o abaulamento discal, como o envelhecimento por isso ele acomete geralmente skatistas mais velhos e com um tempo maior de prática do skate.. O processo de degeneração ocasiona fissuras no anel fibroso (que envolve o disco intervertebral). As fissuras levam o disco a uma forma de arco e parte do núcleo pulposo escapa para fora do espaço discal, contudo, o disco não é totalmente rompido.
Os principais sintomas do abaulamento discal são a dor lombar e a dor no nervo ciático quando ocorre compressão nas raízes nervosas vertebrais . Outro sintoma é o formigamento com ou sem dor na coluna que pode irradiar para outros membros. Entre os principais fatores de risco para o abaulamento discal podemos considerar destacar os Movimentos repetitivos (muito comum no aprendizado de novas manobras), movimentos pesado que exijam bastante esforço físico (como carregar ou tirar peso do chão, além de saltos ou quedas de diferentes alturas), movimentos que impliquem na inclinação e rotatória do tronco frequentemente ( muito comum na realização de manobras) e o principal deles que é a postura incorreta no trabalho ou no dia a dia.
O tratamento na maioria dos casos é conservador com fisioterapia (eletroterapia, flexibilidade e ganho de força nos músculos abdominais) e RPG para a melhora postural do paciente, mas em casos extremos a cirurgia pode ser indicado.
O segredo deste tipo de problema está na prevenção, um "CORE" forte ajudar a melhorar a postura e aguentar melhor as sobrecargas que a coluna recebe durante as diferentes atividades de vida diária, então a prática de exercícios regulares e um bom trabalho de mobilidade ajudam a prevenir este tipo de doença.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: