quinta-feira, 14 de abril de 2016

O risco de morte súbita no skate

O skate cresce a cada dia, número de praticantes, mercado e também em intensidade. A evolução das manobras está trazendo o skate para um novo patamar e o cuidado com a saúde dos skatistas é fundamental.
O skate por ser uma atividade física e não um esporte de alto rendimento com treinadores, regras e cronogramas acaba sendo um prato cheio para algumas doenças fáceis de se diagnosticar, como os problemas cardíacos. Um episódio de morte súbita em atletas traz grandes repercussões, pois ocorre em um indivíduo jovem e considerado pelo senso comum como uma pessoa saudável. A divulgação pelos meios de comunicação é ampla e imediata, já que geralmente o fato ocorre diante da torcida e das câmeras.
A morte súbita é definida como um evento inesperado, com perda abrupta da consciência em até uma hora após o início dos sintomas. Ocorre, geralmente, em indivíduos sem sintomas relevantes, porém em quase 90% dos casos há uma doença cardíaca não diagnosticada previamente, o que no skate é muito mais fácil de ocorrer já que para se andar de skate não é necessário apresentar nenhum atestado médico comprovando seu real estado de saúde. Durante a sessão de skate, o skatista com esse tipo de problema pode desenvolver arritmia maligna e parada cardiorrespiratória (inesperada parada do funcionamento do coração e perda da consciência). Se o quadro não for revertido prontamente, em alguns minutos leva à morte.
Nos skatistas jovens, com menos de 35 anos, as principais causas de morte súbita podem ser as doenças cardíacas congênitas, aquelas presentes desde o nascimento, mas que podem ser silenciosas ou só se manifestarem tardiamente. Pode haver sintomas premonitórios, como dor no peito, palpitações, falta de ar e desmaio, ou a primeira manifestação pode ser já a morte súbita.
Pesquisas recentes mostram que a avaliações médicas realizada antes do início da prática do skate, associada aos exames cardiológicos, principalmente o eletrocardiograma, é fundamental na detecção das doenças cardíacas que podem levar à morte súbita. Essa avaliação, feita de forma criteriosa e por profissionais habilitados, é capaz de detectar a maioria das doenças que podem trazer complicações durante a sessão de skate e, assim, proporcionar que o skate seja feito com maior segurança. Se for encontrada alguma anormalidade, pode haver a necessidade de tratamento específico ou, em casos raros e extremos, afastamento definitivo do skate.
Nos skatistas com mais de 35 anos de idade, a principal causa de morte súbita é o infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco) como ocorreu com a lenda Jay Adams. Para a prevenção, além da avaliação médica, todos devem ser incentivados e orientados a adotar um estilo de vida saudável, com alimentação correta, prática regular de exercícios físicos e controle dos fatores agressores do coração – ou seja, aqueles que aumentam o risco cardíaco: obesidade abdominal, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia (elevação do colesterol ou dos triglicérides). Na avaliação médica dessas pessoas, muitas vezes há a necessidade de realização de outros exames, como o ecocardiograma e o teste ergométrico.
A solução do problema está na prevenção, procure seu médico regularmente para saber como está sua situação física a fim de transformar o skate ou qualquer outra atividade física como uma ferramenta de lazer e saúde e não em risco de um problema irreversível.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: