quinta-feira, 21 de abril de 2016

Barras paralelas no skate

Muitos skatistas acreditam que para melhorar sua performance no skate o ideal é treinar somente os membros inferiores, o que na verdade é pouco já que usamos todo o corpo para andar de skate, em especial os membros superiores que são muito importantes para as manobras de giro e principalmente para aguentar as pancadas na hora de uma queda.
Hoje falaremos sobre um exercício simples e muito antigo que pode ser feito em qualquer parque e até mesmo em casa, falaremos hoje sobre a importância da barra paralela. Este exercício, que foi popularizado pelos treinamentos físicos do exército, pode ser uma excelente maneira de potencializar o seu treino.
O exercício de barras paralelas é um multiarticular, por ter ação dos ombros e dos cotovelos. Basicamente, você deve agarrar as barras e manter-se parado com os cotovelos estendidos e bloqueados. Depois disso, desça o corpo, flexionando os cotovelos até que eles formem um ângulo de 90º. Suba novamente para a posição inicial. Parece fácil, não é?
Pois muitas pessoas tem dificuldades, devido a intensa sobrecarga que este exercício causa. É muito importante que você esteja atento para certas situações na execução. A primeira delas é referente ao posicionamento do corpo. Se você manter seu corpo reto, a ativação será muito maior sobre os tríceps. Já se você inclinar ligeiramente seu corpo a frente, terá um maior trabalho dos músculos peitorais. É importante que esta angulação não seja muito elevada, pois isto iria sobrecarregar as cápsulas articulares dos ombros.
Muitas pessoas acabam desenvolvendo lesões de ombro, por uma hiperextensão dos ombros neste tipo de exercício. Diversos estudos apontam para o fato de que uma hiperextensão que ultrapasse a linha de 90º dos ombros (para trás) sobrecarrega toda a articulação gleno-umeral, principalmente no que se refere a cápsula articular.
Além disso, é muito importante manter o corpo em equilíbrio, pois um balanço inadequado, pode vir a ser lesivo. Apesar de ser um exercício altamente eficiente, a barra paralela não é muito indicada para iniciantes ou pessoas que não tenham força suficiente para aguentar o próprio peso corporal, executar este tipo de exercício com eficiência.
Para potencializar este exercício e ter uma maior ativação muscular, é importante que você evite entrar nos pontos de descanso, que seria no início do movimento, com os cotovelos totalmente estendidos. Ao evitar esta posição, você aumenta consideravelmente a intensidade do exercício e as suas microlesões.
Ter os braços, peito e ombros fortes é muito importante para qualquer skatista devido à importância desses grupos musculares durante uma queda para proteger o corpo, indiferente da modalidade de skate que pratica, por a isso barra paralela é um ótimo exercício use em seu treino e colha os benefícios deste exercício altamente eficiente.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: