quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Potência de quadril e o "pop"

A imensa maioria dos skatistas que começam a fazer um trabalho de preparação física tem como primeiro objetivo minimizar o risco de lesões e em segundo plano melhorar o "pop". Um ponto importante para ser trabalhado em busca da melhora do "pop" está na potência do quadril, que tem relação direta com a melhora do salto vertical.
O quadril é responsável pelo suporte do peso corporal, é o maior geradora de energia durante movimentos explosivos, atuando como uma base no movimento dos MMII e importante para a postura e equilíbrio corporal. A postura sentada é a posição mais adotada pelas pessoas nos dias atuais e é responsável pela maioria das modificações fisiológicas ocorridas na coluna vertebral, e em maior proporção na coluna lombar.
Alguns exercícios simples podem ser bem proveitosos para o aumento da potência do quadril e consequentemente a melhora do pop. O primeiro deles é o air squat ou agachamento livre, essencial para o seu bem-estar e pode tanto melhorar seu condicionamento físico quanto manter seu quadril, joelhos e coluna saudáveis e em pleno funcionamento.
O agachamento é o exercício mais essencial de extensão do quadril. E a extensão do quadril é o fundamento de todo movimento humano de elite, pois sem uma extensão controlada e explosiva da articulação do quadril você não está operando nem perto de sua capacidade física. Não é coincidência que toda pessoa que conhecemos que possua uma extensão explosiva desta articulação é também capaz de correr, saltar, arremessar e socar com extrema força e efetividade.
O segundo exercício é o salto sobre caixa onde você tem que saltar do chão, em uma caixa. Para executar um movimento adequado, deve-se atingir uma extensão total do quadril, isso significa que, uma vez que você saltar para a caixa com os dois pés, então você deve bloquear as suas pernas, e levantar-se com o quadril sobre seus pés, assim como um levantamento terra. Saltos na caixa são ótimos para qualquer atleta e possuem uma série de benefícios físicos como o aumento da força explosiva que está diretamente ligado à velocidade de abertura do quadril, quanto mais fácil e controlado for este movimento maior vai ser o potencial do salto.
E para fechar esta serie temos o Kettlebell Swing, na minha opinião o melhor exercício em termos de geração de potência através do quadril, neste exercício o peso de trabalho deve ser um peso considerável, caso contrário estaremos subdimensionando o trabalho que pode ser exercido pelo nosso quadril. Não esqueça que sempre a qualidade do movimento deve ser priorizado, enquanto a quantidade fica em segundo plano até que se tenha total capacidade de “arremessar” o Kettlebell de volta utilizando apenas o movimento do quadril.
Estas são algumas dicas simples para se ganhar mais potência no quadril e melhorar seu "pop" na hora de manobrar, além de força e potência devemos ter mobilidade no quadril para termos um melhor desempenho, em breve abordaremos este assunto em um novo post.
Para saber mais sobre nosso método de preparação física específico para skatistas, entre em contato agora mesmo e agende uma avaliação gratuita.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: