quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Importancia da mobilidade articular no skate

A evolução técnica e física de um skatista está diretamente relacionada com a capacidade de mover e estabilizar simultaneamente as diferentes articulações nas distintas fases dos movimentos. Cada segmento articular apresenta uma contribuição específica dentro do sistema locomotor, por exemplo em um agachamento simples que é um movimento básico para a execução do ollie, é necessário apresentar mobilidade de tornozelos, estabilidade de joelhos, mobilidade de quadril, estabilidade da região lombar, mobilidade na região torácica e estabilidade na região das escápulas.
A diminuição ou perda da funcionalidade articular está relacionada à dificuldade de aprendizagem de novas manobras e consequentemente redução na evolução, desempenho físico abaixo do potencial e sobretudo compensações e desequilíbrios músculo-esqueléticos que convergem para lesões.
As articulações intercalam em suas funções sendo elas de mobilidade ou estabilidade começando to tornozelo e indo até a gleno-umeral. A relação deve ser feita observando as articulações imediatamente acima e abaixo da região em questão, isto é, se for detectado algum padrão equivocado nos joelhos, a análise ocorrerá no tornozelo e quadril. Para favorecer a compreensão, um caso típico é a projeção dos joelhos para dentro durante o agachamento e consequentemente o ollie e suas variações, provavelmente a origem desse padrão de movimento está associada à questões correspondentes à deficiência de mobilidade no tornozelo, quadril ou ambos, ao mesmo tempo a ativação das musculaturas na região do quadril e lombar devem ser investigadas.
Esse modelo específico das funções de cada região segue para todas as articulações. Nos momentos em que as articulações de mobilidade perdem sua característica, a próxima articulação estabilizadora será acionada a produzir uma mobilidade compensatória, diminuindo a estabilidade provocando situação favorável à lesão. Já as articulações de estabilidade tem por função promover uma situação segura para produção de força e potência, bem como permitir o correto deslocamento dos seguimentos corporais preservando os tecidos cartilaginosos, ligamentares e tendinosos. Em caso de redução da função da articulação estabilizadora o resultado será um comprometimento dos tecidos moles (cartilagem, ligamento, tendão, inflamação muscular).
A visão integrada facilita o entendimento da atribuição de cada articulação e isso permite trabalhar o corpo como um todo, tanto para a prevenção de lesões como para a melhora do rendimento sobre o skate.
Este é um ponto muito importante que a maioria dos skatistas deixa passar, cuide bem do seu corpo e da sua saúde, afinal ele é sua maior ferramenta para se andar de skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: