quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A importancia do balance board no skate

A cada dia que passa a preparação física ganha importância dentro do skate assim como a reabilitação, e o skate vem sendo reconhecido como uma atividade física importante e que trás muitos benefícios à saúde.
Pensando nestes benefícios que o skate trás para a saúde algumas empresas passaram a produzir o Balance Board, que nada mais é que um shape sobre um rolo, comumente hoje encontrado nas academias.
A prancha de equilíbrio (balance board) é um equipamento que surgiu para a prática das habilidades circenses e ficou muito conhecida nesse meio pelo nome Rolla Bolla.
Sua estrutura geralmente é composta por uma prancha de madeira e um cilindro, que pode ser feito de material plástico, tubo kraft ou até mesmo de madeira maciça.
Os benefícios que a prancha de equilíbrio oferece são inúmeros, tais como, melhora no desempenho esportivo, prevenção de lesões, melhora do equilíbrio, melhora do condicionamento físico, definição muscular e queima de calorias. A prancha deve ser posicionada perpendicularmente ao cilindro e uma de suas extremidades devem estar em contato com o solo.
O praticante posiciona os seus pés nas extremidades da prancha. Em seguida, projeta seu centro de gravidade para o lado da prancha que não está em contato com o solo. A partir daí, é só tentar manter o equilíbrio, enquanto a prancha se desloca de um lado para o outro sobre o cilindro. Este é o primeiro e mais básico exercício para quem está se familiarizando com o balance board.
Para quem já anda de skate, o uso do aparelho ajuda muito no treino de equilíbrio e propriocepção (especialmente do tornozelo, local mais lesionado pelos skatistas) além de somado a outras ferramentas pode ser uma boa alternativa para a preparação física. Outra dica é usar ele em dias de chuva para não perder o board felling.
Hoje em dia existem várias marcas que produzem o balance board nos mais diversos materiais e nos mais variados preços, mas caso você não tenha acesso da para fazer o seu em casa usando um shape velho e uma garrafa por exemplo, o importante é preparar o corpo para as sessões de skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: