quinta-feira, 2 de abril de 2015

A importancia da mobilidade do tornozelo no skate

O skate tem em sua principal manobra o ollie e suas variações, por ser base para a execução de quase todas as demais manobras. O ollie tem um padrão de movimento muito similar à de um agachamento, por isso este é um dos exercícios que mais venho utilizado na preparação física dos skatistas.
Eu arriscaria dizer que o agachamento é o exercício isolado mais importante em um programa de treinamento de força. Digo isso porque um agachamento bem executado (técnica perfeita e amplitude completa) tem a capacidade de ativar um grande número de grupos musculares da forma que a natureza os projetou para a movimentação humana. Entretanto, nem todos tem a capacidade de realizá-lo em sua amplitude total de forma eficaz e segura. Um bom trabalho de mobilidade e estabilidade é fundamental para que se possa executar o exercício.
A mobilidade do tornozelo é essencial para uma boa técnica de agachamento e consequentemente que você se agache melhor na hora de manobrar, ela permite que a tíbia se incline levemente para frente diminuindo a necessidade de flexão do tronco, que quando ocorre em excesso aumenta a carga a ser suportada pela coluna lombar. Além disso, se a mobilidade do tornozelo for pequena, nas maiores amplitudes ocorrerá uma tendência de o calcanhar sair do solo o que pode aumentar o torque na articulação do joelho. Por fim, ainda existe uma associação entre a pequena mobilidade de tornozelo (dorsiflexão) e a tendência de medialização do joelho o que além de dificultar a performance das manobras pode potencializar o risco de lesões.
Vários estudos tem sido publicados demonstrando que a limitação na dorsiflexão tem impacto no agachamento, agachamento unilateral, aterrissar de um salto, descer um degrau. Limitações na dorsiflexão do tornozelo podem causar várias limitações funcionais bem como no desempenho, levando ao desejo de se realizar exercícios de mobilidade de tornozelo. Este tipo de exercícios se tornaram bastante populares ao longo dos últimos anos, e frequentemente são um componente importante de exercícios corretivos e da preparação de movimento.Estes são os blocos de construção de padrões de movimento funcionais, daí a importância de se planejar exercícios para melhorar a dorsiflexão. Após avaliação para ver a real necessidade do ganho de mobilidade o trabalho é dividido em três fases sendo a primeira a autoliberação miofascial na panturrilha e fáscia plantar, seguido do alongamento na panturrilha, e finalizando em exercícios de mobilidade de tornozelo.
Prefiro esta ordem para soltar os tecidos moles e maximizar a flexibilidade antes de trabalhar a mobilidade articular. Podemos citar alguns exemplos básicos de exercícios que você pode fazer antes da sessão de skate que vão ajudar muito a melhorar a mobilidade do seu tornozelo. Uma das técnicas mais simples de autoliberação miofascial para mobilidade de tornozelo é usar o rolo de espuma na panturrilha.
Após a liberação miofascial é hora de alongar a panturrilha com séries de no máximo 30 segundo. O clássico alongamento da panturrilha na parede que é simples de ser executado já pode trazer bons resultados.
Para fechar temos o exercício de mobilidade que pode ser feito com o auxílio de um elástico. Onde o objetivo é flexionar o máximo possível o joelho sem tirar o calcanhar do chão. Essas são algumas dicas que podem melhorar seu desempenho no skate como principalmente minimizar o risco de lesões.
Caso queira conhecer mais sobre nosso trabalho de avaliação física no skate basta agendar uma avaliação gratuita.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: