quinta-feira, 30 de abril de 2015

Fratura de Colles no skate

Andar de skate é uma atividade extremamente prazerosa porém todos sabemos que algumas lesões podem ocorrer com seus praticantes. Recentemente atendi um paciente com uma lesão no antebraço chamada "fratura de colles". A lesão ocorreu ao tentar saltar uma escada de 5 degraus, e como a conclusão não foi perfeita, a queda acabou acontecendo sobre o braço em extensão, muito similar à este vídeo que encontrei no YouTube.

A fratura de Colles é uma fratura extra articular do rádio distal, caracterizada por uma deformidade do antebraço denominada "dorso de garfo". Essa deformidade acontece porque os músculos do antebraço “puxam” o osso fraturado, acentuando a angulação da fratura e dando um aspecto de “calombo” no antebraço.
O mecanismo de lesão mais comum é a queda sobre a mão estendida. As pessoas extendem a mão como parte da reação de proteção contra a queda, no intuito de diminuir o impacto contra o solo, porém quem acaba absorvendo toda esta energia é o antebraço. A busca por auxílio médico deve ser imediata, o tratamento médico inicial pode variar desde a redução fechada até redução cirúrgica com fixador externo. Qualquer que seja a intervenção, esta sempre será seguida de imobilização do antebraço para a consolidação óssea.
Após a estabilização do foco de fratura, seja por redução fechada ou aberta, pode-se iniciar precocemente exercícios passivos e ativos de amplitude de movimento de todas as articulações não envolvidas (dedos, ombro e cotovelo por exemplo, caso seja possível).
Geralmente a consolidação da fratura leva de 6 a 10 semanas, podendo variar de acordo com a idade do paciente e gravidade da fratura. Além disso, este período de tempo pode ser aumentado por complicações incluindo lesão da articulação radioulnar e/ou radiocarpal.
O foco principal no início do tratamento deve se concentrar na recuperação da ADM, o tratamento inicia-se com exercícios passivos, evoluindo para ativo-assistidos, ativo-livres e finalmente resistidos. ADM reduzida e dor geralmente andam juntas e o ganho de ADM utilizando alongamento e mobilizações geralmente reflete também em uma redução da dor e do edema em punho e mão. Para o fortalecimento muscular é importante trabalhar todos os músculos do antebraço, sem esquecer os músculos intrínsecos e extrínsecos da mão, e assim que a musculatura estiver com seu tônus recuperado voltar às atividades normais.
A volta ao skate precisa ser gradativa, não pelo risco de uma nova lesão, mas para se ganhar confiança novamente após uma lesão que assusta mesmo não sendo grave. O ideal é retomar as manobras de solo para se ter novamente confiança e voltar a evoluir tranquilamente no skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aconteceu comigo no dia 8 de Maio de 2016,num Skatepark na Alemanha... Caí com o braço estendido, palma da mão para cima, com protetor de punho... Tenho 38 anos, e após 20 anos sem andar de Skate,em Julho de 2015 montei um oldschool board, e até entao estava evoluindo dia após dia, me divertindo muito. Como um resgate da minha infância, Mas agora tenho um trauma a superar. Quando cheguei ao Hospital,os médicos ficaram preocupados, fui direto p narcose para que o punho fosse reposicionado, para quem em 3 Dias fosse para a mesa de cirurgia. A fratura foi complexa, os médicos achavam que eu precisaria de duas placas de titanium + fixador externo+parte do osso de uma outra parte do corpo para o sucesso da cirurgia. Em todo azar tive sorte, para a surpresa de todos precisei apenas de uma placa y titanium 2mm. Hoje 2 semanas pós cirurgia estou muito triste e chocado com tudo. Mas especialmente triste,pois meu hobby foi cortado abruptamente. Minha esposa nao quer mais que eu ande de Skate, e entendo-a. Estou sofrendo com tudo isso, e pensar em largar p sempre o Skate é quase uma tortura. Eu estava Feliz em andar de skate novamente e agora ficou um vazio imenso,estou com medo, o punho fica muito vulnerável, e naturalmente nao quero quebrar uma segunda vez...Agora tenho um caminho de recuperacao com fisioterapia para retornar o movimento do punho,mao, dedos...Em quatro meses vou precisar retirar a placa de Titanium... Vou respeitar o tempo de recuperacao plena, pois sou guitarrista e quero voltar a tocar... Estou me sentindo muito frustrado e triste por isso ter acontecido, agora me resta é encarar essa situacao e me conformar...