quinta-feira, 5 de março de 2015

Gelo o melhor amigo do skatista

Andar de skate é sempre muito divertido mas todos sabemos o risco de lesões e pequenos traumas que o skate trás. É comum de se ver nas sessões quedas de cima do skate, "skatadas" na canela, choque de diferentes partes do corpo em obstáculos e em alguns casos lesões mais graves como entorses, fraturas e lesões musculares.
O que todas estas lesões tem em comum é que o primeiro atendimento em todos os casos é a crioterapia. A crioterapia é uma das técnicas mais utilizadas pelos fisioterapeutas hoje em dia, principalmente no esporte, onde ela passa a ser a técnica prioritária em qualquer tipo de lesão ocasionada no atleta.
Ela consiste na aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo, resultando numa retirada do calor corporal e, por meio disso, rebaixando a temperatura tecidual. O famoso "gelo" que geralmente usamos após traumas e torções, além de ser uma técnica de baixo custo e, teoricamente de fácil manuseio, os profissionais da área da saúde escolhem essa técnica para diversos fins.
Os efeitos fisiológicos ocasionados pelo uso da crioterapia são: anestesia, redução da dor, redução do espasmo muscular, estimula o relaxamento, permite a mobilização precoce, melhora a amplitude de movimento, estimula a rigidez articular, redução do metabolismo, redução da inflamação, redução da circulação, redução do edema, quebra do ciclo dor-espasmo-dor.
O período das compressas devem durar entre 15 e 20 dependendo da sensibilidade, e elas devem ser feitas a cada duas horas ou de acordo com a orientação médica. Uma técnica bem interessante de crioterapia e quem vem sendo utilizada por muitos skatistas após a sessão é o banho de imersão (http://www.skatesaude.com.br/2014/06/banho-de-imersao-no-skate.html).
Como ninguém sai de casa com um saco de gelo na mochila a dica é comprar um spray de "gelo" na farmácia, de fácil aplicação (pelo menos 30cm de distância, não usar sobre cortes e sempre ler as recomendações do fabricante antes do uso) e de valor acessível e deixar ele sempre pronto para qualquer emergência.
No caso de qualquer problema faça a crioterapia e busque ajuda médica imediatamente, seu corpo é sua principal ferramenta para andar de skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: