quinta-feira, 19 de junho de 2014

Banho de imersão no skate

O skate é uma atividade física de alto impacto que cada vez mais vem exigindo do corpo dos skatistas. A fadiga muscular é um fenômeno frequente na rotina de sessões e competições de alguns skatistas sejam eles amadores ou profissionais. Essa fadiga é um prejuízo que pode ser transitório, durando minutos ou horas após a sessão, ou ter duração de longos períodos. Os problemas que podemos ter à curta duração resultam nos distúrbios metabólicos ocorridos após o exercício de alta intensidade como o skate. Já os resultados de longa duração podem estar relacionados a lesão tecidual causada pelo skate e ao fenômeno conhecido como dor muscular tardia. Existem várias técnicas terapêuticas com a finalidade de acelerar o processo de recuperação muscular após os exercícios.
A dor muscular tardia (dor após o exercício físico) é causada pela reorganização muscular, ou seja, o processo de cicatrização após microlesões das fibras musculares causadas pelo esforço físico
A crioterapia, é definida como a utilização de aplicações de gelo ou frio com propósitos terapêuticos, amplamente difundida. Na prática esportiva, a crioterapia de imersão consiste na colocação de determinada quantidade de gelo em uma piscina associado à água, onde os skatistas mergulham até a cintura por um tempo variável. Embora largamente utilizada na prática esportiva, a efetividade da crioterapia para fins de recuperação muscular pós-exercício ainda carece de evidências científcas.
O banho de imersão provoca um efeito vasoconstritor, diminuindo o inchaço (edema), o metabolismo local e o impulso nervoso (que realiza e coordena a contração muscular e a sensibilidade), com isso ocorre à diminuição da dor.
Dentre os resultados podemos citar alguns benefícios como o aumento da amplitude de movimento, diminuição da tensão muscular, relaxamento, analgesia, melhora na circulação, absorção do exsudato inflamatório e debridamento de lesões e a quebra do ciclo dor-espasmo-dor e a diminuição do metabolismo.
A temperatura da água utilizada nos banhos de imersão varia de -1 grau a cinco graus. Esse processo deve ser feito por 3 a 6 minutos, uma vez que a área de aplicação do frio é muito grande e há o risco de falta de circulação sanguínea no local. Por isso, mesmo que a imersão não tenha atingido ainda 4 minutos, se o skatista achar que a dor é intensa ou não esteja mais aguentando, interrompa imediatamente o processo. Mas cuidado, é muito importante levar em consideração que quando aplicada a imersão nos pés, nas pontas dos dedos é possível que haja uma isquemia e que você não sinta a ponta dos seus dedos, além de diminuir também, a circulação de sangue local. Isso porque temos poucas terminações nervosas nessas partes do corpo.
A crioterapia não deve ser usada quando há ferida aberta ou até mesmo em pessoas que possuam algum tipo de lesão nervosa, pois à uma grande diminuição da sensibilidade. Também deverá ser evitada em casos de: infecções de pele e gastrointestinais, sintomas agudos de trombose venosa profunda, ocorrência de doença sistêmica, em casos de tratamento radioterápico em andamento, para portadores de micoses e fungos, dentre outros.
Alguns especialistas condenam o banho de imersão, alegando que não há nenhuma evidência científica que comprove a eficácia deste procedimento. Afirmam que a reorganização muscular é necessária para a adaptação ao condicionamento físico e para o desenvolvimento da resistência e da força muscular; portanto, interromper este processo com o uso do gelo não seria adequado. Com isso observamos que o banho de imersão ajuda e muito os skatistas amadores ou profissionais, sabe se que se tem uma resposta positiva dos skatistas e uma melhora significativa.
Importante é sempre ter uma pessoa responsável e com conhecimento sobre a técnica para poder orientar melhor o skatista e como toda “medicação”, o uso frequente pode diminuir seus efeitos, portanto utilize esta técnica em ocasiões pontuais como campeonatos, tours e sessões de foto e vídeo com prazos curtos onde o skatista precisa render o seu máximo em poucos dias e com isso o desgaste é muito grande.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: