quinta-feira, 10 de julho de 2014

Plataforma vibracional e o skate

O trabalho de prevenção de lesões e a preparação física cada vez mais vem ganhando importância na vida dos skatistas, que utilizam seu corpo como “ferramenta “ de trabalho e de lazer.
Estudando sempre para melhorar nossos serviços, fui pesquisar um método muito utilizado por outros esportes de impacto (lutas, surf, entre outros) e por alguns skatistas que vivem nos EUA.
Os efeitos da exposição do organismo humano à vibração produzida por objetos e máquinas são conhecidos há muito tempo. Recentemente, porém, foram desenvolvidos aparelhos de vibração, denominados plataformas vibratórias, na busca de reabilitação física e melhora do desempenho físico. Este programa consiste na aplicação de movimentos utilizando a plataforma vibratória com o objetivo de potencializar os benefícios de exercícios físicos na melhora de condicionamento físico.
Há alguns estudos que mostram que o uso da plataforma vibratória é benéfico tanto no aspecto físico quanto no psicológico, mas há divergências quando confrontado com os exercícios convencionais. O objetivo da plataforma vibratória é potencializar os resultados, isoladamente ela é muito restrita e não gera resultado hipertrófico, mas pode potencializar o resultado de outras modalidades.
Um programa de treinamento efetivo no aprimoramento de todas as valências de forma harmônica (força, condicionamento cardiovascular, equilíbrio, agilidade, etc) elaborado em "estações" realizando determinados exercícios, durante um período especificado e mudanças rápidas entre cada exercício. Utilizando todos os métodos anteriores para compor o circuito pode ser destinado para skatistas profissionais ou iniciantes na pratica de atividade física e a plataforma pode contribuir bastante com este tipo de atividade.
A tecnologia Acceleration Training estimula a resposta natural do corpo às vibrações, multiplicando as contrações musculares a partir de 25 a 50 vibrações por segundo. Isso potencializa o exercício, tornando-o mais eficaz em menos tempo. Não há estudos que comprovem a sobrecarga das vibrações nas cartilagens, mas é importante manter uma postura ereta para evitar a sobrecarga nas articulações enquanto faz o exercício vibratório. Além disso, ele recomenda que a intensidade e o tempo de exposição variem de acordo com o condicionamento físico de cada um.
O uso da plataforma também trás algumas restrições como a portadores de marca-passo, gestantes, pessoas com feridas recentes ou em pós-cirúrgico, com fraturas, hérnia de disco aguda, escoliose, implantes de pinos de parafuso recente em quadril e joelho, portadores de artrite reumatoide, doenças cardiovasculares graves, infecções recentes, labirintite, tendinite, tumores, úlceras, problemas oculares, cálculos biliar e renal, diabéticos grave entre outros.
Acredito que devido ao alto custo do equipamento ela ainda é pouco utilizado aqui no Brasil e que com treinamentos funcionais conseguimos atingir melhores resultados do que com a plataforma mas ela pode ser um complemento fantástico para qualquer sessão de treinamento ou reabilitação.
Caso queira experimentar esta forma de treinamento, procure um profissional capacitado para lhe proporcionar os resultados que você busca.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: