quinta-feira, 24 de julho de 2014

O crossfit e o skate

Sempre pensando em ampliar nosso conhecimento em relação a preparação física, prevenção de lesões e reabilitação dos skatistas, fomos em busca de aprender, vivenciar e conhecer os benefícios do Crossfit, uma das maiores “febres” em treinamento físico dos últimos anos.
Passei o ultimo final de semana no Curso de Capacitação Profissional da Crossfit Brasil, onde tive o privilégio de ter aulas com as maiores autoridades do assunto no país e com isso ver o tamanho da importância que este método de treino pode trazer para o skate.
O CrossFit é o principal programa de treinamento de força e condicionamento físico usado em muitas academias de polícia, grupos de operações táticas (como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como os US Marines), por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo, assim como por mães, avós, crianças e até mesmo pessoas com necessidades especiais.
O treino é planejado para provocar a mais ampla adaptação neuro-muscular possível, o programa de condicionamento não-especializado tem a intenção de tentar otimizar as funções humanas dentre os 10 domínios de capacidade física conhecidos. São eles: Resistência Cardiovascular e Respiratória, Resistência Muscular, Força, Flexibilidade, Potência, Velocidade, Coordenação, Agilidade, Equilíbrio e Precisão. O sistema único de treinamento é baseado em movimentos funcionais, constantemente variados e executados em alta intensidade. São utilizados movimentos de Ginástica, desde o movimento mais rudimentar até os mais avançados garantindo assim uma ótima capacidade de controlar o corpo tanto em movimento quanto parado, aumentando assim a sua relação de força-peso e flexibilidade importantíssima para qualquer skatista.
Outra grande ênfase esta nos movimentos de Levantamento de Peso Olímpico tendo em vista a habilidade única desse esporte em desenvolver uma grande potência muscular em seus atletas, através da manipulação de um objeto externo e do domínio de um enorme padrão de recrutamento motor, o que com certeza vai melhorar o pop na hora de manobrar.São usados também qualquer outro tipo de movimento ou exercício que sejam importante suficiente para promover uma grande adaptação neuro-muscular, como correr, pular, remar, pedalar, etc.
Um ponto importante é que o treinamento engloba as três vias metabólicas que nos provém energia para qualquer tipo de ação física. A primeira usa o fosfogênio de nossos músculos como fonte de energia e é responsável pelas atividades de maior potência, e dura aproximadamente 10 segundos; a segunda utiliza o glicogênio circulante como energia e rege as atividades de potência moderada, com duração de poucos minutos; já a terceira via é a oxidativa, também conhecida como aeróbia, responsável por mobilizar energia principalmente da gordura estocada em nosso corpo e nos permite executar atividades de baixa potência, porém de média e longa duração. Um condicionamento físico total deve então promover e desenvolver um treinamento que seja executado em cada um dos três sistemas de energia, buscando o melhor efeito possível do equilíbrio entre eles.
O mais legal disso é que os treinos nunca são repetidos, não se tornando uma rotina chata e cansativa. Achei a metodologia de treino muito completa e efetiva, que vai ajudar muito na melhora da performance dos skatistas e de quebra melhorar sua saúde.
Procure sempre um “Box” oficial com professores especializados e se dedique a rotina de treinos junto com as sessões de skate.
Com certeza essa é mais uma ferramenta que utilizaremos em prol do skate e de sua evolução. Para saber maiores informações sobre nossa metodologia de treinamento físico específico para skatistas entre em contato por email, telefone ou através de nossas redes sociais.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: