quinta-feira, 17 de julho de 2014

Estalos no joelho do skatista

Uma das maiores queixas que eu escuto dos skatistas esta relacionado ao “estalar” do joelho, em especial duvidas em saber o porquê isso ocorre e como fazer para melhorar.
O joelho é uma das maiores e mais importantes articulações do nosso corpo formado pelo fêmur distal, tíbia proximal e a patela, e possui um elevado grau de complexidade biomecânica. É nessa região onde acontece a maior parte das lesões articulares com origem tanto degenerativa quanto traumática como ocorre em quedas e torções abruptas com o skate.

Os estalos nas articulações são algo que quase todas as pessoas já experimentaram, muitas vezes até de maneira induzida. Quando não acompanhado de dor, é uma resposta normal do corpo a um determinado estimulo resultado de uma disparidade de pressão entre o outro lado da articulação.
Isso acontece porque o líquido sinovial se movimenta, com uma forma reacionária causando o estalido. Concluímos com isso que o estalido por si só não é sintoma de nenhum problema, nem causa engrossamento da articulação, como a “sabedoria popular” dissemina. No entanto quando o barulho é acompanhado de dor é sinal de que há algo errado, e por isso o acompanhamento médico é fundamental nestas situações.

O equilíbrio entre força e flexibilidade pode diminuir estes “estalos” e dar maior confiança na hora de andar de skate. Procure manter seu corpo em forma e evitar lesões de maior gravidade. Em caso de qualquer tipo de dor no joelho ou qualquer outra parte do corpo procure imediatamente ajuda médica.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: