quinta-feira, 3 de julho de 2014

Massoterapia e o skate

A rotina de um skatista não é das mais fáceis, levando não só em consideração sua dedicação em evoluir nas manobras, as viagens, compromissos com patrocinadores e os campeonatos, por isso cada vez mais o aspecto físico ganha importância.
A prevenção de lesões é uma tarefa árdua, envolve todo um trabalho de condicionamento e preparação física, a técnica que o skatista tem para cair quando erra manobras e tambem um pouco de sorte.
Para ajudar neste quesito a massoterapia é uma forte aliada dos skatistas. Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais. Por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como massoterapia. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensão.
A massagem esportiva vem sendo cada vez mais reconhecida como uma importante modalidade terapêutica e serve não apenas para tratar um determinado problema, mas para ajudar também em cada uma das fases em que o skatista se encontra. Entre seus principais efeitos, destacamos a diminuição dos riscos de lesão (pois remove produtos metabólicos e catabólitos, aumenta o fluxo de nutrientes e a circulação, além de aumentar a elasticidade do tecido conjuntivo, aumenta os movimentos articulares- pelo relaxamento muscular, e ainda facilita a atividade muscular), melhora a consistência do treinamento, promove cura de lesões, reduz espasmos musculares, promovendo a função muscular normal, aumenta a confiança, aumentando a vida útil do atleta na atividade.
As principais indicações para o skatista realizar um programa de massagem são ajudar tanto no relaxamento (pós-sessão ou campeonato), efeito estimulante (pré-sessão ou campeonato), alívio de dores, tratamento de lesões principalmente quando há edema (inchaço) e aderências (tecido cicatricial). A massagem realizada na fase de alta intensidade no skate (uma tour por exemplo) tem por objetivo promover rápida recuperação após um dia intenso, evitar a dor muscular tardia (DMT), evitar a fadiga, além do bem estar físico. Como tratamento, ela estimula a circulação, a quebra de aderências e ainda auxilia na manutenção da flexibilidade.
No período pré-competição (pré-evento), o objetivo é sempre preparar o corpo para a atividade física. Eleva a temperatura das regiões que irão sofrer maior desgaste e normalmente é realizada antes do aquecimento (de 20 a 30 minutos). Neste caso, as manobras realizadas são mais rápidas, intensas e vigorosas para “acordar” a musculatura, deixando-a mais ativas durante a sessão. Já no pós-competição, o intuito é eliminar resíduos tóxicos do corpo, auxiliar na redução de dor e DMT e, havendo suspeita de lesão tecidual, pode ainda ser usada a criomassagem (massagem com gelo).A massagem no pós evento promove uma recuperação de 2 a 3 vezes mais rápida que somente o repouso.
A massagem ainda pode ser realizada em situações especiais, enfrentada por grande número de skatistas, as viagens. Objetivando melhorar a sensação generalizada de rigidez, dores nas costas e inchaço em membros inferiores (aliás, nestes casos de inchaços e retenção líquida a drenagem linfática é uma boa pedida).
As contra-indicações são para processos inflamatórios, estado febril, lesões agudas, trombose, vários tipos de problemas de pele ( contagiosa e não contagiosa ), estados hemorrágicos, pessoa em estado crítico debilitado, Gestantes ( 3 primeiros meses ) e sempre com orientação médica. A massatorepia é uma grande aliada do skate, contanto que seja feita por um profissional capacitado e credenciado nos órgãos especializados, procure um de sua confiança ou contate nos para maiores informações. Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: