quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A crepitação articular e o skate

É muito comum escutar skatistas comentando sobre “estalos” cada vez que flexionam o joelho para manobrar ou em outras partes do corpo quando executam determinados movimentos.
O que parece ser algo simples e inofensivo e até certo ponto prazeroso quando estalamos alguma articulação pode na verdade ser o início de um problema.
Esse é um sinal denominado crepitação ou estalidos, é o ruído audível e palpável durante o movimento, sinal característico de comprometimento da cartilagem articular, podendo indicar uma degeneração articular leve, moderada ou grave.
Este sinal esta presente em todos os processos em que haja degeneração daquele elemento, como nas artroses e artropatias. E quando há luxações de ombro, lesão do menisco do joelho, condromalacia patelar, entre outras lesões e patologias.
A crepitação articular pode vir acompanhada de dor, edema, rigidez muscular e articular. O seu tratamento pode ser conservador , tendo como indicação a fisioterapia através de modos eficazes como a cinesioterapia e a hidroterapia. Já nos casos mais graves e conforme o diagnostico do médico a solução pode ser um procedimento cirúrgico.
A dica é sempre antes de andar de skate fazer alongamentos e aquecimentos de maneira leve e progressiva ajudando e prevenindo na progressão dos estalos.
Procure um médico para saber o real estado do seu corpo e faça o tratamento de forma correta aumentando e muito sua longevidade no skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: