quinta-feira, 23 de maio de 2013

A fascite plantar e o skate

O skate é uma atividade em constante evolução, novas manobras, novos picos e consequentemente mais sobrecarga ao corpo.
Uma das partes do corpo mais castigadas no skate acaba sendo a sola do pé, responsável por aguentar os choques com o solo e com o shape e que recebe poucos cuidados por parte dos skatistas.
O resultado disso é que cada vez mais skatistas apresentam lesões na sola do pé sendo a mais comum chamada de fascite plantar. A fascite plantar é uma inflamação do tecido denso na sola do pé, que ocorre pelo esforço excessivo da região.
Esse tecido é denominado fáscia plantar, uma aponeurose (tecido que recobre a musculatura da planta do pé) que se estende do calcâneo, osso que forma o calcanhar, aos dedos. Ela ajuda a manter o arco longitudinal do pé. Também conhecida como fasceíte, ela é sentida através de uma fisgada na planta do pé, que aparece porque a área tem uma curvatura natural e precisa se acomodar ao solo ou shape (que em geral é reto), tensionando e sobrecarregando suas estruturas.
O skate aumenta a força exercida, ainda mais quando a sobrecarga ultrapassa a capacidade do pé de absorver o trauma com em um gap ou obstáculos mais altos, por isso a dor. A fraqueza dos músculos, para absorver esse impacto, influencia.
Os principais contribuintes para este problema alem da sobrecarga são as alterações na formação do arco dos pés, a pisada errada, encurtamento do tendão de Aquiles e da musculatura posterior da perna e o esforço excessivo da sola do pé.
A forma de se tratar a lesão é sempre conservadora, sendo feita com anti-inflamatórios e analgésicos. Também é importante fisioterapia com exercícios para alongamento da fáscia plantar e do tendão de Aquiles (tendão da perna posterior)alem do uso de bons tênis para andar de skate, nossa parceira ÖUS é uma das empresas que tem dado atenção especial as suas palmilhas visando minimizar este problema.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

2 comentários:

Unknown disse...

cara aconteceu comigo,não sei se vai me responder mas se vai, quanto tempo ao certo tenho que espera para voltar a andar?

Unknown disse...

cara, aconteceu comigo, quero saber quanto tempo leva pra poder voltar a andar de skate?