quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A importancia do aquecimento no skate

O skate é uma atividade que exige muito do corpo para ser praticado. Equlibrio, propriocepção, força, resistência, balance são algumas das funções físicas trabalhadas pelo skate.
Uma dica importante para aqueles que estão começando a andar e para os que já andam a algum tempo é a valorização do “aquecimento” antes de começar a andar.
O aquecimento é a primeira parte da sessão de skate e tem como objetivo preparar o indivíduo tanto fisiologicamente como psicologicamente para a execução de manobras complexas, onde o mais importante é o aumento da temperatura corporal.
O aumento da temperatura corporal resulta nos seguintes benefícios como aumento da taxa metabólica, aumento de fluxo sangüíneo local, melhoria da difusão do oxigênio disponível nos músculos, aumento da quantidade de oxigênio disponível nos músculos, aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso, diminuição do tempo de relaxamento muscular após contração, aumento da velocidade e da força de contração muscular, melhoria na coordenação, aumento da capacidade das articulações à suportar carga.
A sensibilidade dos receptores nervosos e a velocidade de transmissão dos impulsos nervosos são afetadas pela temperatura, portanto foi sugerido que as temperaturas mais altas aumentam a função do sistema nervoso. Acredita-se que a melhoria de funcionamento do sistema nervoso produzida pelo aquecimento seja especialmente benéfica aos atletas praticantes de esportes que exigem movimentos complexos de várias partes do corpo como é o skate, onde a transmissão rápida desses sinais cinestésicos é importante quando parte do corpo estão se movimentando com velocidade, porque é essencial ao sistema nervoso central obter a retroalimentação adequada a fim de controlar os movimentos complicados que podem ocorrer em frações de segundo.
Existem três tipos de aquecimento o passivo, o geral e o específico. No skate os mais indicados são o geral que seriam exercícios que simulam os movimentos executados na prática do skate e o específico que seria a realização de manobras no solo com o skate antes de começar a executar manobras mais complexas e andar em gaps ou outros obstáculos.
Um aquecimento bem feito facilita a execução das manobras e somado aos alongamentos reduz o risco de lesões. Procure sempre realizar o aquecimento geral antes de sair de casa e o específico a caminho da sessão, chegando no pico já preparado para a sessão.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: