quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O labrum e o skate

A evolução do skate é notável a cada dia, e com isso novas lesões vem acontecendo com frequência. A grande maioria das pessoas nunca ouviu falar no labrum e muito menos sabem que a qualquer momento podem lesionar ele.
O labrum ou lábio é um tecido fibocartilaginoso presente no ombro e que recobre a glenóide ( parte da escápula ) , tornando esta articulação mais estável . A cabeça do úmero, de forma esférica, se articula com a glenóide, praticamente plana. Com a presença do labrum, a glenóide torna-se concâva e se amolda melhor a convexidade da cabeça umeral e os movimentos ficam mais congruentes, dificultando a luxação.
No skate o ombro é muito utilizado para proteger o corpo durante as quedas, sofrendo vários traumas diretos de diferentes proporções corriqueiramente. Uma das formas mais comuns de se romper o labrum é através de queda sobre o ombro ou de deslocamento do ombro (luxação), o que torna todo skatista um paciente em potencial.
Os sintomas geralmente são instabilidade, dor, fraqueza, dificuldade para alguns movimentos, atrofia muscular. O diagnóstico é dado através do exame físico e deve ser confirmado com um exame de ressonância magnética (às vezes, somente após o uso de contraste).
O tratamento vai depender da gravidade da lesão, podendo ser cirúrgico ou conservador. Lesões extensas no labrum precisam ser tratadas com cirurgia, as estruturas podem ser religadas ou retiradas, dependendo de cada caso. Caso haja tecido fibroso na região, ele também pode ser removido. Quando as rupturas do labrum são de pequena extensão o tratamento é conservador utilizando eletroterapia, alongamento e fortalecimento muscular.
O tempo de volta ao skate vai depender de cada caso e de como o organismo do skatista reage ao tratamento. O ideal é fazer um trabalho preventivo de condicionamento físico com trabalhos de flexibilidade e fortalecimento do ombro, deixando a região preparada para os impactos que as quedas trazem.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: