quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cisco Skate Plaza

Geralmente fechamos o ano com alguma entrevista, mas este ano um fato me chamou muito a atenção e por conta disso resolvi fazer uma matéria especial, fechando assim o ano com chave de ouro.
Que para a evolução do skate são necessários bons lugares para se andar de skate ninguém duvida, pensando nisso que uma das principais marcas de skate do Brasil conseguiu com muita luta montar sua própria skate plaza.

Sim estou falando da Cisco Skate Plaza, uma plaza perfeita para se andar de skate dentro da fábrica da Cisco em Campo Largo no Paraná que se tornou uma das principais referencias em skate plaza no país. A idéia surgiu pela necessidade de um bom lugar para se andar de skate, já que em Curitiba e principalmente em Campo Largo são poucas as opções principalmente após o fechamento da Praça CWB. De início a proposta foi em conjunto com a prefeitura utilizar um espaço publico para a criação da pista, mas a logo de cara a idéia foi descarta pela falta de interesse da prefeitura, e assim após avaliarem um espaço vago dentro da fábrica começaram a pensar na possibilidade de tornar aquele espaço “skatavel”.


O projeto e desenvolvimento da plaza ficou a cargo da equipe de criação da Cisco Skate em especial do Maiko Portes, Designer da Cisco com a ajuda de Altevir Hiena, Osni Ribeiro, Angelo Manjo, Jaime Martini e Rafael Letchakovisc no mais puro estilo "faça você mesmo".
Em 2 meses e meio no período de Setembro a Novembro de 2010, após muito tijolo, massa, cimento, cantoneiras, 8 caminhões de concreto e muito suor, finalmente o sonho de todo o skatista estava pronto, fazendo valer cada segundo gasto e cada centavo investido no projeto. Uma skate plaza perfeita acabava de nascer em harmonia com a natureza que já existia no local, mostrando mais uma vez a preocupação da Cisco com o meio ambiente.



A Cisco Skate Plaza serve como local de reuniões e treinamento para seu time de skatistas, alem de ser o centro de "teste" dos produtos a 1 minuto da fábrica, ali são testadas novas materias primas como o Cisco Bamboo, outros tipos de madeira como a Cisco Super Leve e construções diferenciadas como o Cisco Super Block, além das rodas, trucks, rolamentos que a Cisco comercializa, aperfeiçoando e obtendo a melhor resposta final do produto, já que na plaza se encontram as reais situações em que os materiais serão submetidos na mão do consumidor.



A repercussão da nova plaza foi além do imaginado, prova disso foi a festa de inauguração, onde se reuniram grandes nomes do skate, amigos, funcionários, lojistas e até alguns políticos locais para celebrarem a criação do novo espaço, uma festa muito legal que reuniu várias gerações do skate brasileiro. Durante a festa aconteceu a premier do primeiro vídeo feito na plaza pelo time da Cisco, mostrando que eles já estavam trabalhando pesado no seu novo “escritório”, aumentado ainda mais a repercussão da nova pista.


Os benefícios da construção da plaza foram muitos como o aumento do conceito e a grande exposição da marca, além da melhoria na fabricação dos produtos e maior interação entre a equipe Cisco e os funcionários com um espaço exclusivo para a prática do skate. Vale citar que após a construção da plaza, vários funcionários da fábrica tiveram mais acesso e informação sobre o skate, passando até a andar de skate nos horários livres, entendendo melhor e usando os produtos que eles mesmos fabricam.

Inúmeras sessões memoráveis já aconteceram por lá alem disso ações com comunidades carentes, igrejas e escolas de Campo Largo também fazem parte da pauta de atividades da Cisco Skate Plaza. Vários mini vídeos e pod casts foram gravados na plaza que já contou com a presença de skatistas internacionais que ficaram surpresos com a qualidade da plaza. Outro evento de destaque na plaza foram as 3 edições do projeto Cisco Skate Day, onde crianças e adolescentes passam o dia andando de skate em meio a natureza, participando de atividades lúdicas e recreacionais com a toda a infra-estrutura que a Cisco oferece.
Em 2012 a Cisco Skate Plaza vai entrar em uma segunda fase, com proposta de ampliação da área, continuidade nos testes de melhoria dos produtos, e um evento secreto para o início do ano em parceria com o Chiclé VM, fiquem ligados nos canais de comunicação da Cisco (www.ciscoskate.com.br, www.facebook.com/ciscoskate e no twitter @ciscoskate) para saber sobre todas as atividades que acontecem na plaza ou acompanhem aqui pelo site que sempre estaremos postando todas as novidades sobre nosso parceiro.

Agradeço desde já a toda equipe da Cisco que me recebeu muito bem na sua fábrica, e que exemplos como este sejam seguidos por todas as marcas de skate do Brasil, afinal se queremos um mercado melhor devemos acreditar nele e iniciativas como esta só mostram o comprometimento da marca com o skate brasileiro.

Nenhum comentário: