quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A influência das Skate Bag em dores nas costas

Todos nós já sabemos que o skate é uma atividade de alto impacto e que devido a isso temos um grande número de lesões em diferentes partes do corpo. Um dos locais mais afetados nos skatistas é a região da coluna com um elevado número de lesões por trauma direto e outras mais complicadas como a lombalgia a as temidas hérnias de disco.
Recentemente tenho notado aqui na clínica um aumento no número de skatistas com dores nas costas, só que muitos deles não sofreram nenhum trauma no local e na avaliação não apresentam sinais de outras patologias. Qual seria então a causa para esta dor?

Quando vamos andar de skate sempre levamos algumas coisas fundamentais para fazer a sessão render de forma tranqüila como carteira, celular, vela, ferramentas, camiseta reserva, moletom e a filmadora em muitos casos, tudo dentro de uma mochila que ainda pode levar o skate no caso de uma skate bag.
Todo esse peso aliado a mochilas pouco ergonômicas vem trazendo imensos prejuízos a postura dos skatistas, alem de lesões na coluna e em alguns casos extremos lesões nos ombros.
A maneira de carregar, erguer e retirar a mochila, além do seu peso são fatores importantes na prevenção destes tipos de lesões que com o passar do tempo podem se tornar um problema crônico. As lesões mais comuns são dores musculares, desvios posturais e dores crônicas nas articulações.

No caso destas lesões sessões de fisioterapia, RPG, alongamentos e orientações posturais podem aliviar as dores e trazer o individuo de volta a sua rotina normal. O ideal é sempre fazer um trabalho preventivo utilizando a mochila de forma consciente, sempre dando preferência para as mochilas com duas alças para distribuir o peso de forma correta, as alças devem ser acolchoadas e ajustadas de forma que a mochila fique rente ao corpo, a largura da mochila não deve ser maior que o dorso, a mochila não deve ultrapassar a linha da cintura, o peso da mochila não deve ser maior que 10% do peso corporal do individuo e sempre que possível dar preferência para os modelos com cinto abdominal o que da mais firmeza a mochila.
Infelizmente são poucas as marcas que tem essa preocupação com os skatistas que acabam passando boa parte do tempo na rua com suas mochilas pouco ergonômicas. Uma que apresenta um grande diferencial é a Ogio. Um bom exemplo disso é o modelo Squadron RSS uma mochila ergonômica e com detalhes imprescindíveis como o painel traseiro rígido moldado em EVA, as cintas reguladoras em sternum, a alça frontal com clip para ajuste rápido e distribuição de peso além do O-Shox que é um excelente sistema de amortecimento nas alças de transporte que com certeza fazem toda a diferença na hora em que passamos o dia na rua atrás de novos picos.


A mochila é de fundamental importância para o skatista, assim como um shape ou um tênis novo, portanto procure sempre utilizar material de qualidade e que traga benefícios para a sua saúde, isso vai otimizar seu rendimento no presente e lhe proporcionar maior longevidade sobre o skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: