quinta-feira, 16 de junho de 2011

Estiramento Ligamentar e o skate

O tornozelo é o principal foco de lesão na grande maioria dos skatistas. A principal lesão e que possui maior incidência é o entorse, já mostrado por nós em uma postagem anterior.
Nas ultimas semanas atendi um skatista amador que deu um pequeno “mau jeito” no tornozelo, que não chegou a ser um entorse, e que continuou andando de skate por mais algum tempo antes de retornar a sua casa.

Para sua surpresa no final do dia começou a sentir muitas dores na região do tornozelo e não conseguia apoiar o pé no chão para ir até o médico. Depois de examinado foi diagnosticado um pequeno estiramento no ligamento calcaneofibular.
O ligamento é uma faixa ou lâmina de tecido conjuntivo fibroso, em geral de cor branca, que une um ou mais ossos, cartilagens ou outras estruturas anatômicas e que serve de apoio para fáscias ou músculos. Já o estiramento é a distensão até atingir uma pequena ruptura de uma estrutura anatômica.

Foi iniciado um tratamento conservador com o uso de imobilização e o tratamento fisioterapeutico na clínica com o objetivo de diminuir a dor no local com a ajuda de aparelhos eletroterápicos e posteriormente o fortalecimento de toda a musculatura da região para evitar lesões recidivas. Em poucas sessões o skatista teve alta e agora já pode andar de skate normalmente.
Fique atento, pois uma pequena lesão quando não tratada pode se transformar em um grande problema lá na frente.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: