sábado, 15 de fevereiro de 2020

Liberação Miofascial e sua importância para o skatista

O skate vem evoluindo muito nos últimos anos em todos os sentidos, manobras, mercado, cuidados com a saúde e cada vez mais os skatistas tem acesso a informações que fazem aumentar sua longevidade sobre o “carrinho”.
Hoje falaremos sobre algo comum para muitos skatistas, a liberação miofascial, que muitos ainda fazem sem entender muito bem o porque e para que estão fazendo.
 Muitas dores e disfunções que levam a mudanças de postura e performance têm origem no tecido conjuntivo. A fáscia é um tecido conjuntivo colagenoso fibroso que transmite força tensional ao corpo. Sua função é deslizar e contrair para exercer, com eficiência, o movimento do corpo.
Muitas dores e disfunções que levam a mudanças de postura e performance têm origem no tecido conjuntivo. A fáscia, quando "presa", pode causar dores locais, dores à distância e prender determinados movimentos e alterar a postura.
Com manobras manuais, superficiais e profundas, utilizando ou não acessórios, ajudam a dar a função da fáscia tais como, aumentar a mobilidade articular e a consciência corporal, favorecer a execução dos movimentos; diminuir a sobrecarga e tensão músculo-articular e as tensões musculares; liberar e ativar os músculos; preparar a musculatura que será trabalhada; melhorar a circulação e respiração; promover mudanças progressivas nós níveis físico e emocional; relaxar a musculatura; liberar o ácido lático; ajudar na recuperação muscular e evita dores tardias; prevenir lesões e principalmente proporcionar leveza e bem-estar.
Quando você vê um skatista com uma bolinha ou rolinho antes e depois da sessão ele está plantando todos esses benefícios que serão colhidos para o resto da vida. Fazer por fazer, porque está na moda, ou porque os outros fazem não é o caminho certo para nada que envolva a saúde.
 Entenda o propósito dos exercícios, os momentos aos quais eles devem ser executados e quais os benefícios que ele poderá te trazer são a melhor maneira para ter um bom retorno desta atividade e aumentar sua longevidade e qualidade sobre o skate.
 Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: