domingo, 17 de novembro de 2019

A hoffite no skate

A cada dia que passa os skatistas vem ganhando a consciência de que cuidar do seu corpo é fundamental para andar de skate. Após as sessões hoje escuto muito mais skatistas falando de treino, anatomia do que de lesões, mas sempre alguém reclama de algum tipo de dor. Hoje falaremos sobre uma lesão muito comum no skate, só que ainda pouco comentada, a hoffite.
A gordura de Hoffa é uma camada de lipídios localizada atrás do ligamento patelar e quando inflamada provoca dores na região anterior do joelho, inchaço e, em alguns casos, dificuldades de movimento. Ela é caracterizada pela inflamação da região da Hoffa. Essa estrutura tem função de nutrir o tendão patelar e as estruturas adjacentes, protegendo-as contra possíveis impactos no joelho. Quando uma carga maior que a habitual é aplicada de forma constante, pode ocorrer o processo inflamatório.
Esse tipo de lesão é muito comum em skatistas devido a grande quantidade de saltos na sessão (ollie por exemplo) causando alto impacto nos joelhos. Para os skatistas com sobrepeso, fraqueza muscular e o uso de calçados inadequados são fatores que elevam a propensão da lesão. Seu diagnóstico é clínico, pela dor anterior detectada com exame físico por meio da compressão da gordura de Hoffa. Também é possível identificá-la através de ressonância magnética que aponta aumento do processo inflamatório local.
Os principais sintomas da hoffite são as dores na região anterior do joelho, inchaço localizado após as sessões de skate, aumento da temperatura local devido à inflamação e, em casos mais extremos, dificuldade de movimento principalmente na hora da extensão. Normalmente, estes sintomas ocorrem depois das sessões, quando a região lesionada recebe mais uma sobrecarga, agravando o processo inflamatório já existente.
O tratamento é simples, mas envolve necessariamente uma pausa nas sessões. O primeiro passo é repouso para evitar que a inflamação da região aumente. Além disso, a aplicação de bolsas de gelo na região do joelho e o uso de anti-inflamatórios ajudam a diminuir a dor e a normalizar o quadro na região.
Dependendo do caso, sessões de fisioterapia podem ajudar o skatista a recuperar a mobilidade da região, diminuir as dores e retomar a confiança. Após todas as doses de ant-iinflamatórios e todas as sessões de fisioterapia, o skatista não deve ter pressa e logo sair manobrando.
A volta ao skate deve ocorrer com calma, manobras de solo, nada que traga muito impacto. À medida que o skatista ganha confiança e nota ausência das dores que o atrapalhavam, pode ir aumentando progressivamente a dificuldade das manobras até retomar seu ritmo normal no skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: