sábado, 8 de junho de 2019

Musculos isquiotibiais e o skate

Os isquiotibiais são um grupo de músculos localizados na região do posterior da coxa, na parte de trás dos membros inferiores. Essa musculatura é responsável principalmente pelos movimentos de extensão do quadril e flexão do joelho, e atravessa ambas as articulações.
Ou seja, é muito exigida em atividades como o skate, pois possui um papel fundamental na biomecânica do movimento realizado nas manobras, além de controlar a velocidade na hora de remar.
Os incômodos nos isquiotibiais são geralmente causados por estiramentos, que são uma lesão muito comum em esportes que requerem grande potência muscular como o skate. Uma das melhores maneiras de evitar contusões musculares é fortalecendo a região. Alongamento e aquecimento da região também são fundamentais para evitar lesões, pois permitem que os músculos isquiotibiais possam realizar movimentos sem restrições, ou seja, com amplitudes maiores.
Porém, caso a sessão seja muito intensa, melhor não fazer alongamentos fortes com a intenção de aumentar a flexibilidade. Essa prática provoca dor e acaba alterando uma série de estruturas, levando à perda de força. O tratamento varia de acordo com a gravidade e intensidade da lesão. De imediato, em casos de dores leves, é recomendada uma pausa no skate.Em casos de dores agudas, o descanso é fundamental, com aplicação de compressas frias na região lesionada. Claro que a prioridade é consultar um fisioterapeuta, ortopedista ou médico do esporte para outras prescrições.Aliado ao descanso, o tratamento, que precisa ser seguido à risca e com paciência.
Em casos mais raros, quando a lesão é muito grave, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. Geralmente, no momento da contusão, é possível notar a gravidade, com um som de estalo como se a musculatura tivesse rompido, dores próximas aos glúteos ou na parte posterior do joelho, grande quantidade de hematomas na parte posterior da coxa, dificuldade de se movimentar ou fraqueza na perna lesionada são sinais de que algo mais complexo aconteceu.
Cuidar do seu corpo é cuidar de você e aumentar sua vida útil sobre o skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: