sábado, 6 de abril de 2019

Oxigenioterapia no skate

Com o crescimento do skate como “esporte” um monte de novos cuidados passam a cercar a rotina de alguns skatistas , preparação física, treino preventivo e reabilitação são palavras comuns no vocabulário, e cada vez mais novas técnicas e tecnologias vem se juntando a essa rotina.
O oxigênio, fundamental na respiração dos seres humanos, pode ajudar também no tratamento de lesões. A oxigenoterapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica realizada dentro da câmara hiperbárica e que pode ajudar atletas a se recuperarem de lesões.

Durante o procedimento, o paciente respira oxigênio puro enquanto é submetido a uma pressão de duas a três vezes maior do que a pressão atmosférica ao nível do mar. Com a concentração de oxigênio no ambiente maior do que em condições normais, há o aumento na quantidade do gás transportado pelo sangue do indivíduo, cerca de 20 vezes o volume que circula no nível do mar. E é isso que os defensores da oxigenioterapia alegam que pode trazer benefícios. Por aumentar a concentração de oxigênio no sangue, esse tipo de tratamento pode acelerar o processo de recuperação em lesões agudas, como casos de infecções, cicatrizações e traumatismos comuns no skate. O número de sessões varia conforme a gravidade da lesão.
Quando um skatista sofre alguma lesão muscular, ligamentar, óssea ou de pele, ou seja, em qualquer lesão aguda, forma-se um foco de hipóxia localizada. O tratamento adjuvante com oxigenoterapia, acelera a recuperação celular e tecidual, muito importante para um skatista que precisa voltar o quanto antes a andar.

O skate evolui e a tecnologia dentro da medicina também, trazendo cada vez mais recurso que podem beneficiar os skatistas.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: