sábado, 17 de fevereiro de 2018

Liberação Miofascial no skate

A liberação miofascial hoje é uma realidade dentro do skate, trazendo inúmeros benefícios para os skatistas. Um equipamento que vem ganhando popularidade entre os skatistas é o foam roller, cilindro de espuma que é passado no corpo para tornar a musculatura mais resistente, flexível e menos suscetível a lesões.
Por mais que o equipamento realmente traga benefícios, se não usado de maneira correta pode acarretar no agravamento das dores e até no surgimento de novas lesões. O primeiro erro e muito comum é usar o foam roller em áreas ósseas, o equipamento destinado à liberação miofascial, um processo totalmente muscular. Portanto, deve-se tomar cuidado com o local onde ele está sendo utilizado.
Outro ponto importante está na velocidade que o movimento é executado, buscando ter a melhor recuperação possível, é comum que algumas pessoas massageiem a região dolorida com muita velocidade, o que não efetiva a liberação miofascial. Exagerar nos alongamentos e nas sessões de skate após o uso do foam roller também é motivo de preocupação.
No primeiro caso a soltura da musculatura pode se tornar uma lesão muscular de acordo com a força que o alongamento é realizado. No segundo a linha de pensamento é a mesma já que o skate é uma atividade de alto impacto, então a chance de ter uma distensão muscular após liberar um nó é grande ao pular um gap por exemplo.
O período de realização da soltura é de extrema importância, sendo recomendado no máximo 4 minutos para músculos grandes e entre 2 e 3 minutos para músculos menores. Agora o principal erro e que define o resultado da liberação miofascial está em passar o rolo somente no ponto da dor (ponto gatilho).
Há diversos fatores que causam um desconforto muscular, e às vezes a causa da dor pode estar espalhada por toda a musculatura que a cerca. É necessário realizar a liberação em todo o grupo muscular, não somente onde está se sentindo a dor.
Cuidar do seu corpo é cuidar de você, prolongar sua vida útil sobre o skate e aproveitar o que ele tem de melhor.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: