sábado, 2 de dezembro de 2017

Dequilibrio muscular no skate

Andar de skate é muito bom, porem trás um grande desgaste para o nosso corpo. Sentir os músculos travados, muito rígidos, é algo comum, principalmente nos ombros, pescoço e lombar. Normalmente não é nada grave. O problema é que frequentemente essa tensão muscular melhora com massagens, água quente, mas acaba sempre voltando a incomodar.
A causa mecânica mais comum de tensões musculares persistentes, que vão e voltam o tempo todo, é um desequilíbrio entre os músculos da região afetada. O músculo que está muito tenso provavelmente está trabalhando a mais para compensar a falta de outro músculo, que está menos ativo do que deveria. Nossas articulações são construídas de camadas musculares. Os músculos localizados mais profundamente têm a função de estabilizar a articulação, ou seja, mantê-la firme. Já os músculos mais superficiais, que são mais fortes e maiores, são responsáveis pelos movimentos amplos.
Tomando a cervical como exemplo, os músculos longo da cabeça e longo do pescoço a estabilizam, e o trapézio, músculo grande que recobre ombros, pescoço e parte das costas, é um de seus motores. Quando o longo da cabeça e do pescoço não estão trabalhando como deveriam o trapézio fica mais tenso na tentativa de ajudar na estabilização da coluna cervical. Sendo assim, uma massagem para relaxar a região pode ajudar temporariamente, mas enquanto esse desequilíbrio muscular continuar, a tensão muscular tende a voltar.
Uma solução mais permanente seria trabalhar a estabilidade articular, fazendo com que os músculos profundos voltem a realizar a sua função, tirando assim a sobrecarga dos superficiais que estão muito tensos. Esse tipo de treino depende da articulação e do caso, e normalmente incluem exercícios isométricos leves e exercícios que desafiem a estabilidade.
Entender a causa das lesões e dores, ao invés de intervir somente nos sintomas, é sempre a melhor forma de tratamento. Cuidar do seu corpo é cuidar de você e aproveitar ao máximo os benefícios que o skate te trás.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: