sábado, 28 de janeiro de 2017

A artrose no skate

As lesões no skate são sempre tema de preocupação entre os skatistas principalmente aquelas que não são perceptíveis, como a artrose, doença cartilaginosa degenerativa é uma doença de origem multifatorial que leva à degeneração da cartilagem articular, afetando todos os componentes da articulação. É um processo lento, progressivo e desabilitante, com alta prevalência na população adulta ativa, ligada a práticas esportivas como o skate.
As principais opções de tratamento não cirúrgico incluem analgésicos, anti-inflamatórios não hormonais (AINH) corticosteroides orais, drogas modificadoras da doença destacando-se a glucosamina e condroitina e as injeções intra- articulares de corticosteroides e de ácido hialurônico (visco suplementação) que é nosso assunto de hoje.
O acido hialurônico é produzido naturalmente por células da membrana sinovial e, junto a outras moléculas, compõe o “liquido sinovial “, responsável pela lubrificação e nutrição do tecido cartilaginoso.
A criação do acido hialurônico exógeno (sintético) para a infiltração articular começou nos anos 90. Inicialmente, acreditava-se que seu efeito seria puramente por mecanismo hidráulico. Ou seja, aumentando a superfície de contato cartilaginosa e assim reduzindo se a pressão articular. Após a utilização e novos estudos foram constatados novos benefícios como a redução da ativação de células inflamatórias responsáveis pelo desencadeamento da cascata inflamatória que causa destruição articular da artrose, o estímulo da produção do próprio acido hialurônico (endógeno), com melhoria da viscosidade do líquido sinovial, a estabilização da degradação da matriz cartilaginosa, o estímulo da produção de células cartilaginosas e do colágeno tipo II e a ação direta e receptores de dor articular causando analgesia prolongada .
A indicação da visco-suplementação varia de paciente para paciente e a composição do produto, pelo grau da lesão cartilaginosa. É importante que além dos exames de imagem, seja feito um teste biomecânico direcionado ao esporte para avaliar a função muscular afetada pela doença pré-existente.
A visco-suplementação nunca deve ser instituída como terapia única e sim sempre associada a uma boa reabilitação, seguida de fortalecimento e reequilíbrio muscular.
É importantíssimo que o médico explique muito bem os efeitos desejados da infiltração, possíveis efeitos colaterais e que o paciente tenha sempre em mãos o nome do produto utilizado na infiltração. Cuidar do seu corpo é fundamental para seguir andando de skate com alegria e segurança.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: