sábado, 21 de janeiro de 2017

A artroscopia no skate

A evolução do skate vem atingindo níveis inimagináveis de manobras, a cada dia novos skatistas ao redor do globo apresentam alguma novidade que deixa todo mundo de "cara", motivando todo mundo a se puxar mais na sessão para aprender as novas tricks.
Essa evolução tem um preço e quem geralmente paga a conta é corpo do skatista que se desgasta muito e quando não está preparado para tamanha exigência acaba sofrendo lesões. Algumas sem muita gravidade e outras que requerem uma atenção maior chegando em alguns caso a ser necessário a realização de cirurgia para sanar o problema. Hoje falaremos sobre uma técnica cirúrgica cada vez mais comum no skate, a artroscopia.
Artroscopia é um procedimento minimamente invasivo que permite aos médicos diagnosticarem e tratarem lesões articulares e doenças através de pequenas incisões na pele. Muitas vezes é realizado para confirmar um diagnóstico feito após um exame físico e outros testes de imagem, como ressonância magnética, tomografia computadorizada ou raios-X. Durante um procedimento artroscópico, uma fina luz de fibra óptica, lente de aumento e câmera de televisão minúscula são inseridos na área do problema, permitindo que o médico examine a articulação em grande detalhe.
Para alguns pacientes é então possível tratar o problema utilizando esta abordagem ou com uma combinação de cirurgia artroscópica.
Lesões esportivas são muitas vezes reparáveis com artroscopia. As lesões ligamentares no joelho são frequentemente reparadas desta maneira, pois os mesmos são intra-articulares. Outras lesões potencialmente tratáveis incluem degenerações e lesões condrais de cartilagem ou ligamentos, revestimento das articulações inflamadas, síndrome do túnel do carpo, ruptura do manguito rotador e osso solto / corpo livre ou cartilagem. Existem também as cirurgias endoscópicas que pela mesma técnica ajudam de forma minimalista de tratar lesões e problemas que não são articulares.

Por ser minimamente invasiva, a artroscopia oferece muitos benefícios ao paciente em relação à cirurgia tradicional como menos sangramento durante a cirurgia, menos cicatrizes, incisões menores, recuperação mais rápida e retorno às atividades regulares e reabilitação mais rápida e confortável.
É muito importante buscar auxílio médico ao menor sinal de lesão e sempre seguir o tratamento médico e fisioterapêutico até o final, tendo uma recuperação completa e deixando seu corpo apto para voltar a manobrar.
Seu corpo é sua principal ferramenta para andar de skate, por isso cuide bem dele.
 Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: