sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O pistol e a melhora do pop no skate

Desde que comecei a andar de skate uma das coisas que mais me chamava a atenção em outros skatistas era o "pop" das manobras. Rodrigo TX, Tiago Lemos, Patrick Vidal são alguns dos skatistas que gosto de ver andando pelo estilo e principalmente pela altura de suas manobras. Hoje falaremos sobre um exercício complexo que já mostramos aqui no site ( http://www.skatesaude.com.br/2014/10/melhore-alturas-das-manobras-fazendo.html ),o Pistol, e vamos dar dicas de como iniciar este movimento.
O movimento parece simples, com uma perna estendida na frente do corpo e com a outra no chão formado uma pistola, deve se contrair o abdômen e ir agachando, durante o agachamento a perna levantada se mantém estendida e o tronco uma leve inclinada para frente jogando o quadril para trás, o joelho sempre na direção da ponta do pé.
Os erros mais comuns são a rotação interna do quadril (o joelho gira para dentro para tentar manter o equilíbrio. A causa pode ser fraqueza dos rotadores externos do quadril ou uma pronação excessiva dos pés), falta de controle (muitos balanços, descidas rápidas, alta dificuldade para subir. Tenha o controle do movimento o tempo todo) e pular etapas (não pule etapas tenha paciência).
Existem diversas progressões diferentes para se trabalhar o pistol, mas primeiramente é necessário ter mobilidade suficientes para estar confortável com a posição mais profunda do squat. A partir dai é possível começar agachando com um pé sobre uma caixa e o outro suspenso, aumentando cada vez mais a profundidade do agachamento, progressão que será mais eficiente para quem tem deficiência de força e estabilidade do quadril, ou praticando a posição profunda do pistol e em seguida sua negativa, o que parece ser a melhor escolha para aqueles que tem déficit de flexibilidade.
Independente de por que lado começar é importante pensar que o desenvolvimento do condicionamento físico não depende apenas de força ou resistência, mas sim de uma série de fatores, incluindo capacidades físicas e vivências motoras e por isso é importante estar exposto aos mais diversos padrões de movimento melhorando sua condição e consequentemente seu rendimento sobre o skate.
Se você tentou fazer o exercício e ainda não conseguiu, não se fruste. Não é um exercício que você vai aprender do dia para noite. Para conhecer nosso método específico de preparação física para skatistas basta entrar em contato e agendar uma avaliação.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: