quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Melhore a alturas das manobras fazendo pistol

Andar de skate não é tarefa das mais fáceis, mas a sensação de se acertar uma manobra é indescritível. Por isso ter um bom preparo físico é fundamental para qualquer skatista, tanto para evoluir as manobras como para se prevenir de lesões. Já há algum tempo estamos falando sobre os benefícios dos principais tipos de agachamento e hoje vamos falar sobre mais um que trás uma gama maior de benefícios para quem consegue executar, o Pistol.
O agachamento com uma perna só, também chamado de Pistol Squat, é um dos exercícios mais difíceis de serem realizados e que apresenta muito resultado. O movimento parece simples, com uma perna estendida na frente do corpo e com a outra no chão formado uma pistola, deve se contrair o abdômen e ir agachando, durante o agachamento a perna levantada se mantém estendida e o tronco uma leve inclinada para frente jogando o quadril para trás, o joelho sempre na direção da ponta do pé.
O pistol squat não é fácil, requer treino, preparação e dedicação. Esse agachamento exige, muita força, flexibilidade, coordenação e controle corporal. Isso porque além de fazer força para levantar todo o corpo, a musculatura da perna e da região do core (músculos do quadril e abdômen) precisa de controle e equilíbrio para não cair.
O exercício não é prejudicial para nenhuma articulação, mas devido sua intensidade e exigência de musculatura, equilíbrio e articulação, pode provocar lesão se o movimento for executado de forma incorreta. Os erros mais comuns são a rotação interna do quadril (o joelho gira para dentro para tentar manter o equilíbrio. A causa pode ser fraqueza dos rotadores externos do quadril ou uma pronação excessiva dos pés), falta de controle (muitos balanços, descidas rápidas, alta dificuldade para subir. Tenha o controle do movimento o tempo todo) e pular etapas (não pule etapas tenha paciência).
Já os benefícios são muitos como o aumento da força (agachar até o fim e levantar tudo isso com apenas uma perna), flexibilidade (esse você vai adquirir até conseguir fazer esse movimento, porque para fazer um agachamento completo mantendo uma perna estendida na frente do tronco exige muita flexibilidade), equilíbrio (ao tirar uma perna do chão seu corpo já contrai muitos músculos para não perder o equilíbrio. Fazendo o agachamento o aumento de equilíbrio será ainda maior), desenvolvimento dos músculos do CORE (abdominal, lombar, glúteo e estabilizadores do quadril, ou músculos do core, têm como função manter a região do quadril estabilizada).
O exercício pode ser combinado com saltos aumentando a potência. Por ser um exercício unilateral ajuda no equilíbrio muscular deixando as pernas com forças parecidas.
Se você tentou fazer o exercício e não conseguiu, não se fruste. Não é um exercício que você vai aprender do dia para noite. Para conhecer nosso método específico de preparação física para skatistas basta entrar em contato e agendar uma avaliação.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: