sábado, 3 de setembro de 2016

A importancia da mobilidade no skate

Para a maioria dos skatistas mobilidade é um fator fundamental de performance, são poucos aqueles que são naturalmente flexíveis e após anos de escola e trabalho sentados, acabam adquirindo vícios posturais e limitações na amplitude de seus movimento.
O trabalho de mobilização muitas vezes é frustrante e acaba sendo abandonado devido a falta de compreensão de certos conceitos que podem garantir a eficiência do treino e o melhor desempenho em outros aspectos da modalidade.
O trabalho de mobilização muitas vezes é frustrante e acaba sendo abandonado devido a falta de compreensão de certos conceitos que podem garantir a eficiência do treino e o melhor desempenho em outros aspectos da modalidade.
O primeiro deles é não ter um diagnóstico certo de quais grupos musculares trabalhar, o corpo humano está longe de ser uma máquina simples, o livre movimento de uma articulação depende da ativação e relaxamento de diversos músculos e ossos relacionados direta e indiretamente a ela, portanto não saber quais músculos são responsáveis pelo movimento e como trabalhar sua mobilidade pode trazer resultados frustrantes.
O segundo e muito comum é não realizar alongamentos ativos, os músculos do corpo humano funcionam como um sistema de molas, enquanto o agonista puxa um osso para realizar um movimento específico o outro, chamado de antagonista, exerce uma tensão estabilizadora garantindo que a articulação não fique frouxa. O exemplo claro dessa parceria é o bíceps e o tríceps que lideram a maioria dos movimentos do cotovelo. O grande problema é quando um skatista tem um desequilíbrio muscular onde o agonista é mais fraco ou não é ativado pelo cérebro para realizar determinado movimento. Isso impede com que ele ganhe o cabo de guerra com seu antagonista impedindo o movimento ser realizado em sua extensão completa.
E por último e mais frequente é a falta de tempo para treinos de mobilidade já que o treino de mobilidade requer tanto uma adaptação neurológica quanto fisiológica. Enquanto o trabalho neurológico pode gerar resultados aparentemente rápidos como o ganho de mobilidade gerado por alguns segundos de massagem, o prolongamento desse resultado junto com as adaptações fisiológicas demoram alguns meses para acontecerem, então é necessário manter a consistência dos treinos de mobilidade e ter um alvo a longo prazo.
 Seu corpo é sua principal ferramenta para andar de skate, dedique mais tempo para prepara-lo para as sessões e para a manutenção destes benefícios.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom...mas como alongar? Tem como postar exercícioseu de alongamento?