quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Benefícios da moxa aos skatistas

Manter a energia do corpo equilibrada é uma das prioridades para se ter uma vida saudável. A medicina chinesa vem ao longo do tempo desenvolvendo técnicas de trabalhar com a energia do corpo e através disso tirar pontos de dor e curar doenças.
O skate é uma atividade de alto impacto e que exige muitas valências físicas dos seus praticantes e como consequência disso aparecem as dores no corpo. Uma técnica da medicina chinesa vem colaborando para diminuir estas dores, estamos falando da moxaterapia.
A moxabustão é uma técnica milenar chinesa que visa prevenir e tratar doenças pelo aquecimento de pontos de acupuntura através da queima de ervas medicinais. A erva mais utilizada é a Artemisia vulgaris. As folhas da artemísia são lavadas, secadas, trituradas e peneiradas, até transformarem-se em uma massa uniforme, semelhante a uma lã vegetal - a moxa. Após preparada, a moxa pode ser moldada de diversas formas para sua utilização: as mais usuais são bastão e cone.
A Moxabustão realiza a tonificação energética, elimina a estagnação e regula a circulação de energia. Dessa forma, melhora o funcionamento de órgãos e vísceras do corpo. Tem como indicações principais o tratamento de dores nas costas, ombros, joelhos, tornozelos, calcâneo, epicondilite, ansiedade, estresse, fraqueza e cansaço.
Do ponto de vista ocidental, os efeitos da aplicação de calor são as alterações no comportamento metabólico/celular (elevação), circulatório (vaso-dilatação), na função nervosa (relaxamento muscular e sedação) Observe-se que do ponto de vista da fisiologia chinesa a energia yang corresponde à tonificação (aumento da taxa metabólica) e a diminuição da rigidez e espasmo favorecem ao movimento e atividade.
Para os skatistas essa técnica ajuda muita na recuperação pós sessão e na prevenção de lesões, além de equilibrar as energias do corpo o que é fundamental para o bom desempenho sobre o carrinho. Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se

Nenhum comentário: